O envio missionário
Após a crucifixão de Jesus, surgiram duas tradições. Uma narrava que após sua sepultura, o túmulo de Jesus foi encontrado vazio por Maria Madalena e outras mulheres. O evangelho de Marcos terminava com esta narrativa, com o destaque de que a missão deveria ser retomada na Galileia. Outra tradição narrava aparições de Jesus ressuscitado à Maria Madalena e aos discípulos. Esta narrativa foi, tardiamente, acrescentada ao evangelho original de Marcos, a partir do capítulo 16, versículo 9. É um resumo das aparições narradas nos outros evangelhos.
A conclusão é a advertência sobre "falta de fé e dureza de coração" dos discípulos, por não entenderem a ressurreição de Jesus, seguindo-se . A advertência é feita aos discípulos e aos leitores de todos os tempos. Reconhecemos a presença de Jesus de Nazaré, vivo em nossas comunidades e no mundo? Este reconhecimento é a essência do anúncio missionário.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, livra-me da incredulidade que me impede de ser proclamador da ressurreição de teu Filho Jesus, por quem nos é oferecida a tua salvação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário