quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sou índio

Sou índio e tenho orgulho de ser índio
Kanátio Pataxó.
Eu nasci índio, e quero morrer sendo índio.
Eu sou índio, porque sei dançar o ritual do awê.
Eu sou índio, porque sei contar a história do meu povo.

Eu sou índio, porque nasci na aldeia.
Eu sou índio, porque o meu sistema de viver,
de pensar, de trabalhar e de olhar o mundo é diferente do homem branco.

Eu sou índio, porque penso o bem para o meu povo e para todas as nações indígenas.
Eu sou índio, Pataxó, sou brasileiro, sou caçador, pescador, agricultor, artesão e poeta, enfim, sou um lutador que sempre procura a paz.

Sou índio, porque sou unido com meus parentes
e todos aqueles que se aproximam de mim.
Sou índio, e tenho orgulho de ser índio.


Do livro: O Povo Pataxó e sua História.
Mec/UNESCO/SEE-MG, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário