segunda-feira, 7 de março de 2016

Faz tempo que você não vai à missa?

Eucharist © Antoine Mekary - pt

Se faz algum tempo que você não vai à missa e está pensando em voltar, este artigo é para você. Pode ter passado muito ou pouco tempo desde a última vez, não importa. Se você está sentindo necessidade de voltar, mas está preocupado, ansioso ou apenas um pouco inseguro sobre como fazer isso, leia as dicas a seguir.

Mas não tenha medo. Deus o ama como você está agora. Para voltar a participar da missa, você não precisa ser perfeito. Deus quer que todos nós nos aproximemos do melhor que Ele preparou para nós, que é a Eucaristia, mas isso não significa que precisamos passar por um “detector de metais” dos seus pecados antes de entrar. Volte do jeito que você é e etá, e Deus fará a parte dele.

Se você quer voltar à missa, oferecemos a seguir algumas dicas:


1. Encontre alguém para ir com você

É difícil ir a algum lugar novo sozinho e na missa não é diferente. Se você quer ir, tente convidar alguém que possa ir com você: pode ser um amigo que frequenta a paróquia, um conhecido ou alguém da sua família, por exemplo.

2. Prepare-se com antecedência

Como em qualquer ocasião especial, a preparação é importante. Vista-se de maneira adequada, pois isso o ajudará a manter o foco. Leia o Evangelho da missa no dia anterior para ir preparando o seu coração.

3. Procure chegar um pouco antes da missa

Procure chegar antecipadamente para não passar nenhum tipo de estresse de última hora. Aproveite o tempo para fazer silêncio, orar e pedir ao Espírito Santo que lhe permita participar da missa da melhor maneira possível.

4. Participe sem medo

A missa não é uma forma de lazer, mas tampouco vamos a ela para ser observadores estáticos. Cante com todo coração; não tenha medo de cometer erros na hora de sentar-se, ajoelhar-se ou ficar em pé, basta seguir as pessoas ao seu redor. Dê o melhor de você durante a celebração.

5. Não se preocupe com seus filhos

Não se preocupe se o seu bebê está chorando ou se seus filhos ainda não entendem o que acontece na missa. É importante que eles estejam presentes. Pouco a pouco, você pode ir explicando o sentido da missa, de acordo com cada fase do desenvolvimento deles.

6. Entenda a importância da comunhão

Antes de receber a comunhão, convide Jesus a entrar em seu coração e procure estar muito presente no momento. Depois de comungar, dedique um tempo a conversar com Jesus, agradecendo por tudo que você recebeu. Lembre-se de que é preciso estar em estado de graça para poder comungar. Voltar à missa é muito mais que um ritual: é um encontro autêntico com Cristo, e queremos fazer isso com o coração limpo. Se você não pode receber a Eucaristia, não deixe de participar da missa; pouco a pouco, você começará a estar preparado.

7. Permaneça um pouco após a missa

Quando a missa terminar, não saia correndo da igreja. Dedique alguns momentos a refletir sobre o que acabou de acontecer. Ouve algo que chamou especialmente sua atenção? Como isto pode mudar sua vida? O que você precisa fazer para mudar?

8. Finalmente, não espere a perfeição

Nem sempre a missa é como gostaríamos. Em um mundo ideal, a celebração estaria cheia de vida e alegria, o padre daria uma homilia maravilhosa e todo mundo se sentiria completamente unido a Deus. Mas muitas vezes a missa pode parecer chata e monótona. Independentemente da sua experiência, lembre-se de que Cristo está verdadeiramente presente e Ele não está limitado pelas nossas imperfeições humanas. Procure conectar-se com Deus e lembre-se de que a missa é um ato de fé.