domingo, 19 de julho de 2015

Momentos do torque da sineta durante a Liturgia Eucaristica

A Oração Eucarística I é usada somente em solenidades e celebrações especiais;
As Orações Eucaristicas II e III podem ser usadas livremente, em qualquer celebração; a segunda, por conter um prefácio que, embora lhe seja próprio, pode ser alterado; e a terceira, por não ter prefácio próprio.
As Orações Eucarísticas IV e V são usadas somente no Tempo Comum, em que não haja prefácio próprio indicado para o dia, porquanto os prefácios dessas Orações Eucarísticas não podem ser alterados. Nos tempos fortes do ano litúrgico – Quaresma, Páscoa, Advento e Natal – o Missal Romano traz prefácios próprios para estes tempos; por isso, recomenda-se a não utilização dessas duas Orações, dando-se preferência às Orações Eucarísticas II e III.
As Orações Eucaristicas VI A,B,C e D podem ser igualmente usadas sobretudo no Tempo Comum, pois trazem prefácios próprios que não devem ser alterados. Os prefácios dessas Orações Eucarísticas são bastante específicos, podendo-se escolher aquele que tiver relação com o Evangelho do dia: A Igreja a caminho da unidade; Deus conduz sua Igreja pelo caminho da salvação; Jesus, caminho para o Pai; e Jesus, que passa fazendo o bem.
As Orações Eucarísticas VII e VIII – Sobre Reconciliação – devem ser usadas sobretudo no Tempo Quaresmal, dado o caráter de sua estrutura.



Narrativa da Ceia e ConsagraçãoToda a assembléia ajoelhada. Quando pelas palavras e ações de Cristo se realiza o sacrifício que ele instituiu na última Ceia, ao oferecer o seu Corpo e Sangue sob as espécies de pão e vinho, e ao entregá-los aos apóstolos como comida e bebida, dando-lhes a ordem de perpetuar este mistério. Ajoelhar é sinal de adoração, humildade e penitência, e se por motivos sérios não se puder ajoelhar, fica-se de pé e faz-se uma profunda inclinação (reverência) nas duas vezes que o presidente fizer a genuflexão – Neste momento não se deve permanecer de cabeça baixa.
Enquanto o Sacerdote celebrante pronuncia a Oração Eucarística. É um momento intimo de profunda adoração (nesse momento o mistério do amor do Pai é renovado em nós. Cristo dá-se por nós ao Pai trazendo graças para nossos corações). Após este momento o padre diz Eis o mistério da Fé, aqui a indicação é que todos permaneçam de pé.



Na Oração Eucarística I  Devem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.

Após o Santo, Santo, Santo...

CP.: Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, nós vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que abençoeis estas oferendas apresentadas ao vosso altar.
T: Abençoai nossa oferenda, ó Senhor!

CP.: Nós as oferecemos pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também pelo vosso servo o Papa (N.), por nosso Bispo (N.), e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos.
T: Conservai a vossa Igreja sempre unida.

1C.: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicação em vos servir. Eles vos oferecem conosco este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e elevam a vós as suas preces para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam.
T: Lembrai-vos, ó Pai, de vossos filhos!

2C.: Em comunhão com toda a Igreja, veneramos a sempre Virgem Maria, Mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo; e também São José, esposo de Maria, os santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André (Tiago e João, Tomé, Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simão e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornélio e Cipriano, Lourenço e Crisógono, João e Paulo, Cosme e Damião) e todos os vossos Santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteção. (Por Cristo, Senhor nosso. Amém)
T: Em comunhão com toda Igreja aqui estamos!

CP.: Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos vossos servos e de toda a vossa família; dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenação e acolhei-nos entre os vossos eleitos. (Por Cristo, Senhor nosso. Amém).


CC.: Dignai-vos, ó Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.
T: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!


_______________________________________________________________________

Na Oração Eucaristica – II – Devem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.

Após o Santo, Santo, Santo...

CP.: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade.

CC.: Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e (+) o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.
T: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!


________________________________________________________________________

Na Oração Eucaristica – III – Devem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.

Após o Santo, Santo, Santo...

CP.: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.
T: Santificai e reuni o vosso povo!

CC.: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e (+) o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
T: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

________________________________________________________________________

Na Oração Eucarística IV Devem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.

Após o Santo, Santo, Santo...

CP.: Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas: criastes o homem e a mulher à vossa imagem e lhes confiastes todo o universo, para que, servindo a vós, seu Criador, dominassem toda criatura. E quando pela desobediência perderam a vossa amizade, não os abandonastes ao poder da morte, mas a todos socorrestes com bondade, para que, ao procurar-vos, vos pudessem encontrar.
T: Socorrei, com bondade, os que vos buscam!

E, ainda mais, oferecestes muitas vezes aliança aos homens e às mulheres e os instruístes pelos profetas na esperança da salvação. E de tal modo, Pai santo, amastes o mundo que, chegada a plenitude dos tempos, nos enviastes vosso próprio Filho para ser o nosso Salvador.
T: Por amor nos enviastes vosso Filho!

Verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, viveu em tudo a condição humana, menos o pecado, anunciou aos pobres a salvação, aos oprimidos. a liberdade, aos tristes, a alegria. E para realizar o vosso plano de amor, entregou-se à morte e, ressuscitando dos mortos, venceu a morte e renovou a vida.
T: Jesus Cristo deu-nos vida por sua morte!

E, a fim de não mais vivermos para nós, mas para ele, que por nós morreu e ressuscitou, enviou de vós, ó Pai, o Espírito Santo, como primeiro dom aos vossos fiéis para santificar todas as coisas, levando à plenitude a sua obra.
T: Santificai-nos pelo dom do vosso Espírito!

CC.: Por isso, nós vos pedimos que o mesmo Espírito Santo santifique estas oferendas, a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, para celebrarmos este grande mistério que ele nos deixou em sinal da eterna aliança.
T: Santificai nossa oferenda pelo Espírito!


________________________________________________________________________

Na Oração Eucaristica VDevem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.
Após o Santo, Santo, Santo...

CP.: Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele,

CC.: mandai vosso Espírito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo + e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
T: Mandai vosso Espírito Santo!


________________________________________________________________________

Oração Eucarística VI – A Devem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.

Após o Santo, Santo, Santo

CP.: Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que  amais  os  seres  humanos  e  sempre  os assistis no caminho da vida. Na verdade, é bendito o vosso Filho, presente no  meio  de  nós,  quando  nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discípulos, ele nos revela as Escrituras e parte o pão para nós.
T: O vosso Filho permaneça entre nós!

CC.: Nós vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Espírito Santo para santificar estes dons do pão e do vinho, a fim de que se  tornem para nós o Corpo e X o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
T: Mandai o vosso Espírito Santo!

________________________________________________________________________

Na Oração Eucaristica VI - B – Devem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.

Após o Santo, Santo, Santo...

CP.: Na verdade, vós sois santo e digno de louvor ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida. Na verdade, é bendito o vosso Filho, presente no meio de nós, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discipulos, ele nos revela as Escrituras e parte o pão para nós.
T.: O vosso Filho permaneça entre nós

CC.: Nós vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Espírito Santo para santificar estes dons do pão e do vinho, a fim de que se  tornem para nós o Corpo e + o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
T.: Mandai o vosso Espírito Santo!

________________________________________________________________________

Na Oração Eucaristica VI - CDevem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.

Após o Santo, Santo, Santo...

CP.: Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida. Na verdade, é bendito o vosso Filho, presente no meio de nós, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discípulos, ele nos revela as Escrituras e parte o pão para nós.
T: O vosso Filho permaneça entre nós!

CC.: Nós vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Espírito Santo para santificar estes dons do pão e do vinho, a fim de que se tornem para nós o Corpo e (+) o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
T: Mandai o vosso Espírito Santo!

________________________________________________________________________

Na Oração Eucaristica VI - DDevem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.

Após o Santo, Santo, Santo...

CP.: Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida. Na verdade, é bendito o vosso Filho, presente no meio de nós, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discípulos, ele nos revela as Escrituras e parte o pão para nós.
T: O vosso Filho permaneça entre nós!

CC.: Nós vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Espírito Santo para santificar estes dons do pão e do vinho, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
T: Mandai o vosso Espírito Santo!

________________________________________________________________________

Na Oração Eucaristica VIIDevem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.

Após o Santo, santo, santo...

CP.: Ó Deus, desde a criação do mundo, fazeis o bem a cada um de nós para sermos santos como vós sois santo.

CC.: Olhai vosso povo aqui reunido e derramai a força do Espírito, para que estas oferenda se tornem o Corpo + e o Sangue do Filho muito amado, no qual também somos vossos filhos.

CP.: Enquanto estávamos perdidos e incapazes de vos encontrar, vós nos amastes de modo admirável: pois vosso Filho – o Justo e Santo – entregou-se  em nossas mãos, aceitando ser pregado na cruz.
T: Como é grande, ó Pai, a vossa misericórdia!

________________________________________________________________________

Na Oração Eucaristica - VIIIDevem Tocar a sineta em “CC”, quando o Padre ELEVA AS MÃOS sobre o Altar durante a Santificação das Oferendas, na Elevação da Hóstia Sagrada e do Cálice.

Após o Santo, Santo, Santo, ...

CP.: Deus de amor e de poder, louvado sois em vosso Filho Jesus Cristo, que veio em vosso nome. Ele é a vossa palavra que liberta e salva toda humanidade. Ele é a mão que estendeis aos pecadores. Ele é o caminho pelo qual nos chega a vossa paz.
T: Fazei-nos, ó Pai, instrumentos de vossa paz.

Deus, nosso Pai, quando vos abandonamos, vós nos reconduzistes por vosso Filho, entregando-o à morte para que voltássemos a vós e nos amássemos uns aos outros. Por isso, celebramos a reconciliação que vosso Filho nos mereceu.

CC.: Cumprindo o que ele nos mandou, vos pedimos: Santificai, + por vosso Espírito, estas oferendas. Antes de dar a vida para nos libertar, durante a ceia, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças e o entregou a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.


É importante adquir a "Liturgia Diária" em qualquer livraria católica! Você pode dar uma olhadinhas nestes sites:
http://www.saojorgemartir.com.br/liturgi...
http://www.diocese-sjc.org.br/liturgia-t...
http://www.cancaonova.com/portal/canais/...
http://www.catolicanet.com/?system=liturgia
http://www.paulus.com.br/periodicos/liturgia.php
Bom Estudo!