segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Evangelho do Dia (Segunda-feira)

Ano A - Dia: 15/08/2011


Um só é bom
Leitura Orante

Mt 19,16-22

Alguém aproximou-se de Jesus e disse: "Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?". Ele respondeu: "Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos". "Quais?", perguntou ele. Jesus respondeu: "Não cometerás homicídio, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe, ama teu próximo como a ti mesmo". O jovem disse-lhe: "Já observo tudo isso. Que me falta ainda?" Jesus respondeu: "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me". Quando ouviu esta palavra, o jovem foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens.


Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os internautas, o Salmo 24:
Mostrai-me, Senhor, vossos caminhos,
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação.
Recordai, Senhor Deus,
vossa ternura
e vossa compaixão que são eternas.
De mim lembrai-vos, porque
sois misericórdia
e sois bondade sem limites, ó Senhor!
1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio com calma e atentamente, na Bíblia: Mt 18,21-19,1.
O perdão só é possível a quem ama. Deus ama a cada pessoa com seu amor infinito. Ama, com capacidade de perdoar, quem se sente amado por Deus. À pergunta de Pedro: "Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? " Jesus disse que não só sete vezes, mas setenta vezes sete. Ou seja, na comunidade dos seguidores de Jesus não existe limite para o perdão. "Setenta vezes sete" quer dizer, sempre! A história que Jesus conta em seguida é para lembrar que também nós precisamos de perdão, também nós somos perdoados, por isso, devemos perdoar sempre.
2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
O Evangelho de hoje me questiona profundamente, sobretudo se tenho dificuldade de perdoar. Devo me lembrar de que o perdão mede a minha capacidade de amar.
São Paulo fala sobre o amor cristão, em 1Cor 13, 4-7.
Diz ele:
"Quem ama é paciente e bondoso.
Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.
Quem ama não é grosseiro nem egoísta;
Não fica irritado, nem guarda mágoas.
Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Que ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. "
Um espaço de perdão, recomendado pela Igreja, está no documento de Aparecida: "O sacramento da reconciliação é o lugar onde o pecador experimenta de maneira singular o encontro com Jesus Cristo, que se compadece de nós e nos dá o dom de seu perdão misericordioso, faz-nos sentir que o amor é mais forte que o pecado cometido, nos liberta de tudo o que nos impede de permanecer em seu amor, e nos devolve a alegria e o entusiasmo de anunciá-lo aos demais com o coração aberto e generoso."( DAp 254).
3. Oração (Vida)
Rezo um Pai Nosso, pedindo a graça de buscar e acolher o sacramento da reconciliação.
4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Quero hoje e todos os dias de minha vida ter um olhar de amor que tudo perdoa, tudo desculpa, tudo crê.
Bênção Bíblica
O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante
e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!'
(Nm 6,24-27)

Irmã Patrícia Silva, fsp

Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

A vontade de Deus é a vida plena para todos


Jesus é interrogado por alguém sobre o que "fazer" para "ter" a vida eterna. Nesta pergunta subentende-se a expectativa de uma recompensa futura. Jesus, porém, respondendo, fala em "entrar" na vida eterna. Não se trata de possuí-la em um futuro, mas nela mergulhar, já. De início a proposta é a observância religiosa dos mandamentos. Porém fica bem claro o passo decisivo para a adesão ao projeto vivificante de Jesus: é o despojamento das riquezas, partilhar com os pobres e seguir Jesus. Pelo seguimento de Jesus, em comunhão com ele, já se participa da vida eterna. Contudo o jovem, apegado a seus bens, afasta-se de Jesus. O projeto de Jesus implica na subversão dos falsos valores da sociedade tradicional, excludente e elitista, a qual tem como meta a riqueza e o poder. A vontade de Deus é a vida plena para todos. Desponta, assim, o mundo novo possível, onde vigoram os relacionamentos com laços de amizade e fraternidade, no amor, na solidariedade, na partilha e na paz.

José Raimundo Oliva

Oração


Pai, quero estar sempre em comunhão contigo, pois só tu és Bom. Que eu possa, assim, conhecer a tua vontade e colocá-la em prática, pois este é o caminho da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário