segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bento XVI espera ir à próxima JMJ em 2013

Rio de Janeiro será a sede do encontro


MADRI, domingo, 21 de agosto de 2011 (ZENIT.org) – Uma enorme ovação dos jovens brasileiros presentes em Cuatro Vientos acolheu o anúncio oficial com que Bento XVI declarou que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada em seu país, em 2013.
O Papa, que para esse então terá 86 anos, falando em português, disse-lhes: “Espero poder encontrar-vos daqui a dois anos, na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro”.
Os jovens brasileiros pularam de alegria ao ouvir as palavras do Santo Padre.
Ao fazer o anúncio oficial, o Bispo de Roma confessou as esperanças que deposita nesse encontro: “Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira”.
Simbolicamente, os jovens espanhóis entregaram aos brasileiros a Cruz da JMJ.
Comentando este gesto, o pontíficeconfiou “a todos os presentes esta insigne incumbência: levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não o desiludais!”.
O Rio de Janeiro, cidade emblemática do país com o maior número de católicos do mundo, é sede neste encontro que, em 11 ocasiões, o Papa presidiu fora do Vaticano.
As edições anteriores aconteceram em Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polônia), Denver (Estados Unidos), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália).
Após Buenos Aires, em 1987, a cidade brasileira será a segunda da América do Sul a realizar o encontro internacional. Cerca de 20 milhões de jovens já participaram das JMJ ocorridas até hoje.
As JMJ nasceram em 1984, por iniciativa do Papa João Paulo II. A primeira foi em Roma, no Domingo de Ramos desse ano, dentro das celebrações setoriais do Ano Santo Jubilar da Redenção (1983-1984).

Nenhum comentário:

Postar um comentário