segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dinheiro demais nas igrejas Pe. Zezinho, scj


Falo de assunto que desafia qualquer fé e qualquer igreja. Os limites do dinheiro e das arrecadações e os limites do poder de grupos que têm mais bens do que os outros. Serão capazes de administrá-los com ética? Não vão usá-lo para esmagar e silenciar os concorrentes? Quem vai poder falar nos seus microfones e diante das suas câmeras? Irmãos que discordam poderão ir lá?

Nações, bancos, indústrias, comércio, igrejas, partidos políticos, modelos, gente do Show Bis e clubes de futebol sofrem dos riscos do dinheiro rápido, e da riqueza súbita. Uns, porque seus produtos não encontram concorrentes, outros porque dominam mercados, outros porque seus juros são altamente lucrativos, outros porque os fiéis doam sem pestanejar, outros ainda, porque seus dribles e gols ou suas cestas passam a valer milhões. Nem tudo é dinheiro desonesto, mas em alguns casos, ou é, ou acaba ficando. E há o dinheiro criminoso como o dos traficantes. Mas esse, já sabemos que produz a morte!

Diz o Livro dos Provérbios que o dinheiro desonesto se esfuma nas mãos, mas que o dinheiro penosamente ajuntado pouco a pouco acaba dando certo.( Cf Prov 13,11) A Bíblia está cheia de condenação ao lucro excessivo, ao dinheiro fácil, ou ao dinheiro injustamente adquirido. Mais ainda às desigualdades que o poder do dinheiro forte pode causar ao seu redor. Ele nunca vem sem poder político. Quem adora o dinheiro acha que ele nunca é demais. Quem ama a riqueza nunca está satisfeito com ela. Quer mais ( Cf Ecl 5,10) Jesus condena claramente o excesso de dinheiro. Por isso elogia o espírito de pobre. ( Mt 5,3) Deixa claro que não é possível servir a Deus e ao dinheiro.( Mt 6,24) Vai ter que escolher entre um e outro. Jesus é radical !

Episódios como as investigações contra membros do PT e outros partidos nos meses de junho a agosto de 2005, com rios de dinheiro em causa, episódios que não passam de mais dois ou três na enxurrada de escândalos na política brasileira desde sempre; fatos como o do jogador Robinho que deixa de trabalhar e rompe contrato com o clube que o revelou, porque um outro clube o assedia com mais fama e mais dinheiro, igrejas que levam malas de dinheiro em aviões fretados, que, embora 500 vezes menor do que outras grandes religiões possuem aviões caríssimos, grupos religiosos que coletam rios de dinheiro e não declaram, tudo isso aponta para a gravíssima tentação do dinheiro demais. Fica pior quando rios de dinheiro invadem as igrejas e os consagrados. Resta a eles provar que todo aquele dinheiro é vontade de Deus. Alguns até criam teolgoias para justificar tanta riqueza.

Dinheiro rápido demais e em quantidade absurda funciona como carro sem freio na ladeira. Quem precisa demais dele para tocar adiante seus mega-projetos, acaba querendo mais e mais obras, mais e mais lucro, mais e mais sucesso, mais e mais crescimento. Quando percebe que precisa parar, não consegue. Virou vício. Não sabe mais voltar à pobreza e á simplicidade de ontem.Paulo adverte na 1 Tm 3, 3 sobre quem deve ser chamado a liderar a Igreja. Entre as qualidades aponta o fato de não ser amante do dinheiro. Boa parte do capítulo 6 trata do excesso de preocupação com dinheiro na Igreja. Para isso é preciso mais dinheiro! Diz o mesmo em Hebreus 13,5. Os evangelhos deixam claro que Deus não é contra a riqueza, mas que ela sufoca os outros valores ( Mt13,22)(Mc 10,22)( Mc 12,14) ( Lc 16,11) Quem sucumbe ao dinheiro não saberá ser de Deus, por mais bonito que seja o seu discurso. A esmola da mulher pobre silenciosa no templo ou do publicano arrependido podem valer mais do que os louvores e o dinheiro do fariseu que se gaba de ter o que tem por graça de Deus
Para quem precisa cada dia mais de dinheiro vale qualquer coisa para não ter que voltar atrás.

É preciso ser muito ético e muito santo para saber o que fazer com milhões de dólares ou de reais na conta. Se a Igreja canonizou pouquíssimos deles, deve ser porque poucos homens conseguiram ser mais fortes do que o dinheiro que passou por suas mãos. Entre a ética do Reino de Deus, à maneira do jovem rico, escolheram ficar com o que possuíam. Não tinha como voltar atrás. E sempre arranjaram um jeito de explicar que tudo aquilo veio porque Deus os abençoou. Passaram a ver sua riqueza como prêmio por seu discurso ou por sua fé. Já ouviu o discurso desses novos pregadores no rádio e na televisão? Ouça e veja. São elucidativos. Depois mergulhe na sua bíblia e veja o que ela realmente diz a respeito de dinheiro, poder, riqueza e pobreza. Não é o mesmo discurso!

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário