quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Educadores saibam trasmitir amor à verdade: Intenção geral de oração do Papa para Setembro

Por todos os professores, a fim de que saibam transmitir o amor à verdade e educar aos autênticos valores morais e espirituais": essa é a intenção geral de oração do Papa para o mês de setembro. Uma invocação sobre a qual se detém o Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, entrevistado pela Rádio Vaticano:
Cardeal Zenon Grocholewski:- "Estes dois elementos da intenção de oração para o mês de setembro expressam justamente o núcleo da atual emergência educacional. Diante do relativismo acerca dos valores e das verdades fundamentais da vida, se postula transmitir o amor da verdade: se não se sabe o que é o bem e o que é o mal; se tudo é relativo, então se impõe a pergunta "a que educar?". A segunda parte dessa intenção de oração é essencial: educar aos autênticos valores morais e espirituais. Na realidade, a educação não pode ser reduzida à transmissão de conhecimentos, e as capacidades podem ser utilizadas tanto para o bem como para o mal. Deve-se educar a pessoa para que saiba – mas, sobretudo, queira – usar esses conhecimentos e capacidades para o bem."

RV: A emergência educacional é um dos grandes temas do Pontificado de Bento XVI: como a sua Congregação está respondendo a esse grande desafio dos nossos tempos?

Cardeal Zenon Grocholewski:- "Nós buscamos elaborar um projeto educacional – e isso é muito importante – que tem como foco a centralidade da pessoa humana, a sua integridade. Mesmo em relação à formação intelectual, para nós não é somente uma preparação para a profissão: a formação intelectual em primeiro lugar deve formar a pessoa, tornando-a capaz de ser crítica, de julgar e de avaliar sozinha; de não ser escrava de certas propagandas ou ideologias. Para nós, a formação dos formadores é também muito importante: a formação dos professores, que não devem ter uma formação unicamente intelectual e específica para a matéria que ensinam, mas devem ter também uma certa formação espiritual, que os torne pessoas confiáveis, de modo a representar uma certa "autoridade" para os próprios estudantes. Creio que por tudo isso nosso ensino é muito apreciado. Quando alguns embaixadores junto à Santa Sé, embaixadores não cristãos, vêm aqui à Congregação, e se dizem orgulhosos de ter estudado numa escola ou universidade católica... costumo perguntar por qual motivo, mesmo não sendo cristãos, estudaram numa escola católica. Sempre me dão duas respostas: a primeira, dizem que é porque são melhores; a segunda resposta – para mim muito importante –, é porque a escola católica não transmite somente conhecimentos, mas forma a pessoa."

RV: Falando aos jovens docentes universitários no Escorial, por ocasião da recente Jornada Mundial da Juventude de Madri, o Papa disse que "o caminho para a verdade plena é um caminho da inteligência e do amor, da razão e da fé"...

Cardeal Zenon Grocholewski:- "Isso nos reconduz àquilo que o atual Pontífice sempre postulou: alargar os horizontes da racionalidade e, portanto, não restringir o intelecto humano somente a buscar aquilo que é experimentável, aquilo que é útil concretamente, economicamente; mas abrir-se à verdade plena, abrir-se também às questões fundamentais da vida humana, do sentido da vida, do destino da vida... Penso que nesse contexto seja muito útil integrar razão e fé: a razão sincera não pode fechar-se aos problemas apresentados pelas religiões. Não pode fechar-se porque são interrogações fundamentais da vida!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário