domingo, 14 de agosto de 2011

LITURGIA DIÁRIA

Dia: 14/08/2011
Primeira Leitura: Isaías 56, 1.6-7

XX DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - IV semana do saltério)

Leitura do livro do profeta Isaías - 1Eis o que diz o Senhor: respeitai o direito e praticai a justiça, porque minha salvação não tarda a chegar e minha justiça a revelar-se. 6Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor, para servi-lo e amar seu nome, para serem seus servos, se observarem o sábado sem profaná-lo, e se se afeiçoarem à minha aliança, 7eu os conduzirei ao meu monte santo e os cumularei de alegria na minha casa de oração; seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre meu altar, pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(66)

REFRÃO: Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, / que todas as nações vos glorifiquem.
1. Tenha Deus piedade de nós e nos abençoe, faça resplandecer sobre nós a luz da sua face, para que se conheçam na terra os seus caminhos e em todas as nações a sua salvação. - R.
2. Alegrem-se e exultem as nações, porquanto com equidade regeis os povos e dirigis as nações sobre a terra. - R.
3. Que os povos vos louvem, ó Deus, que todos os povos vos glorifiquem. - R.
4. Sim, que Deus nos abençoe, e que o reverenciem até os confins da terra. - R.


Segunda Leitura: Romanos 11, 13-15.29-32


Leitura da carta de São Paulo aos Romanos - Naqueles dias, 13Declaro-o a vós, homens de origem pagã: como apóstolo dos pagãos, eu procuro honrar o meu ministério, 14com o intuito de, eventualmente, excitar à emulação os homens da minha raça e salvar alguns deles. 15Porque, se de sua rejeição resultou a reconciliação do mundo, qual será o efeito de sua reintegração, senão uma ressurreição dentre os mortos? 29Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. 30Assim como vós antes fostes desobedientes a Deus, e agora obtivestes misericórdia com a desobediência deles, 31assim eles são incrédulos agora, em conseqüência da misericórdia feita a vós, para que eles também mais tarde alcancem, por sua vez, a misericórdia. 32Deus encerrou a todos esses homens na desobediência para usar com todos de misericórdia. - Palavra do Senhor.


Evangelho: Mateus 15, 21-28


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 21Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia. 22E eis que uma cananéia, originária daquela terra, gritava: Senhor, filho 23Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência: Despede-a, ela nos persegue com seus gritos. 24Jesus respondeu-lhes: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: Senhor, ajuda-me! 26Jesus respondeu-lhe: Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos. 27Certamente, Senhor, replicou-lhe ela; mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos... 28Disse-lhe, então, Jesus: Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário