segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Evangelho do Dia - 17/02/2014

Ano A - DIA 17/02

Gente de coração duro! - Mc 8,11-13

Alguns fariseus chegaram e começaram a falar com Jesus. Eles queriam conseguir alguma prova contra ele e por isso pediram que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha mesmo de Deus. Jesus deu um grande suspiro e disse: 
- Por que as pessoas de hoje pedem um milagre? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum milagre será feito para estas pessoas. 
Então Jesus foi embora. Ele subiu no barco e voltou para o lado leste do lago.


Leitura Orante

Oração Inicial


Preparo-me para a leitura Orante da Palavra,
rezando com todos que se encontram na rede da internet, ao Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, e dai-nos o dom da sabedoria,
para que possamos avaliar todas
as coisas à luz do Evangelho 
e ler nos acontecimento da vida os projetos de amor do Pai.

1- Leitura (Verdade)


- O que a Palavra diz?
Faço, na Bíblia, a leitura atenta de Mc 8,11-13.
Vejo três momentos nesta passagem do Evangelho:
- Os fariseus para provar Jesus pedem-lhe um sinal do céu. O Mestre resiste a esta tentação.
- Jesus tem uma reação de tristeza: "deu um grande suspiro".
- Jesus se afasta diante de tanta dureza de coração. 

2- Meditação (Caminho)


- O que a Palavra diz para mim? 
Pergunto-me: como é meu relacionamento com Jesus? Também eu fico a espera de sinais especiais de Deus?
Muitas vezes, como Jesus, preciso me retirar, me afastar, tomar distância de certas realidades e apelos que me colocam em contradição com meus princípios cristãos. É melhor ir "para a outra margem", repensar.
Disseram os bispos, em Aparecida: 
"A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se frente àqueles que só vêem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende tanto de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu Reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja reconhecerse com a luz e a força do Espírito."(DAp 11).

3- Oração (Vida)


- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Senhor, não preciso de sinais extraordinários para crer.
Por isso, rezo com o papa Clemente Romano:
Com as tuas obras tornastes visível a eterna ordem do mundo. 
Tu, Senhor, criastes a terra, és fiel em todas as gerações, 
justo nos teus julgamentos. 
Admirável na força e na magnificência, 
sábio no criar, 
inteligente no sustentar as coisas criadas, 
bom nas coisas visíveis, 
benévolo para com os que confiam em ti, misericordioso e compassivo.

4- Contemplação (Vida e Missão)


- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou estar atento a princípios que entram em contradição com meus princípios cristãos. Renovarei minha fé.

Bênção


O Senhor nos abençoe e nos guarde! 
O Senhor nos mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! 
O Senhor nos mostre seu rosto e nos conceda a paz! (Nm 6,24-27 
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 


Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário