domingo, 2 de fevereiro de 2014

O Evangelho do Dia - 02/02/2014

Ano A - DIA 02/02

Jesus é apresentado no Templo - Lc 2,22-40

E quando se completaram os dias da purificação, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor [...]. Para tanto, deviam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, como está escrito na Lei do Senhor. Ora, em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. O Espírito do Senhor estava com ele. Pelo próprio Espírito Santo, ele teve uma revelação divina de que não morreria sem ver o Ungido do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da Lei, Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo”. O pai e a mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: “Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – uma espada traspassará a tua alma! – e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”. Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela era de idade avançada. Quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo; dia e noite servia a Deus com jejuns e orações. Naquela hora, Ana chegou e se pôs a louvar Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo conforme a Lei do Senhor, eles voltaram para Nazaré, sua cidade, na Galileia. O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele.


Leitura Orante

Oração Inicial


Preparo-me para a leitura Orante, com todos os que se reúnem na grande rede da internet para rezar a Palavra, com a disposição de São Patrício (séc. V), o grande missionário da Irlanda: 
Levanto-me neste dia que amanhece, 
Pela força de Deus a me empurrar, 
Pela força de Deus a me amparar, 
Pela sabedoria de Deus a me guiar, 
Pelo olhar de Deus a vigiar meu caminho, 
Pelo ouvido de Deus a me escutar, 
Pela Palavra de Deus a me falar, 
Pela mão de Deus a me guardar, 
Pelo caminho de Deus à minha frente, 
Pelo escudo de Deus que me protege. 

1- Leitura (Verdade)


O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto Lc 2, 22-40
Depois do seu nascimento, Jesus foi levado por seus pais ao templo, para cumprir o ritual judaico. 
A Carta aos Hebreus proclama a Palavra: " Estou aqui, ó Deus para fazer a tua vontade ." (Hb 10,9). A Apresentação de Jesus ao Templo revela que ele não veio para fazer coisas, mas para estar em sintonia com a vontade do Pai. E mais: é Deus no meio de nós, ou melhor ainda, "Deus-conosco!" 
O grande teólogo Edward Schillebeeckx, que faleceu no dia 23 de dezembro (2009), afirmava que "Deus se revelou em Jesus, conforme a concepção cristã, valendo-se do não-divino do seu ser homem... Jesus partilhou conosco na cruz da fragilidade de nosso mundo. Mas este fato significa que em sua absoluta liberdade e antes de todo tempo, Deus determina quem e como quer ser no seu ser mais profundo, a saber, um Deus dos homens, companheiro de aliança em nosso sofrer e em nossa absurdidade, e companheiro de aliança também no que realizamos de bem. Ele é, em seu próprio ser, um Deus por nós". 

2- Meditação (Caminho)


O que o texto diz para mim, hoje? 
O teólogo Schillebeeckx, citado anteriormente, diz ainda que "Maria é o braço que une a humanidade santa e salvadora de Cristo à nossa humanidade". 
Ela apresentou Jesus no Templo e ali se revelou o Salvador, na voz de Simeão: "eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel". 
Tenho um Salvador, jamais devo perder a esperança e a fé. 

3- Oração (Vida)


O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a Oração de São Patrício: 
Cristo está comigo, Cristo à minha frente, 
Cristo atrás de mim, Cristo em mim, 
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda, 
Cristo ao me deitar, Cristo ao me sentar, Cristo ao me levantar, 
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim, 
Cristo na boca de todos os que falarem em mim, 
Cristo em todos os olhos que me virem, 
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.

4- Contemplação (Vida e Missão)


Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é de reconhecimento da salvação que também nós "vimos com nossos próprios olhos". Ele, Jesus Cristo, é a luz que ilumina o nosso caminho. 

Bênção


- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 


Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário