segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O Evangelho do Dia - 03/02/2014

Ano A - DIA 03/02

Recomeçar a partir de Cristo - Mc 5,1-20

Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do lago, na região dos gerasenos. Logo que Jesus desceu do barco, um homem que tinha um espírito impuro saiu do meio dos túmulos e foi a seu encontro. [...] Ao ver Jesus, o homem correu, caiu de joelhos e gritou bem alto: “Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo?” Jesus, porém, disse-lhe: “Espírito impuro, sai deste homem!” [...] Os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E os porcos, uns dois mil, se precipitaram pelo despenhadeiro no lago e foram se afogando. As pessoas saíram para ver o que tinha acontecido. [...] E ficaram com medo. [...] Então, suplicaram Jesus para que fosse embora do território deles. O homem que tinha sido possesso pediu para que o deixasse ir com ele. Jesus disse-lhe: “Vai para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. [...].


Leitura Orante

Oração Inicial


Preparo-me para a leitura Orante, rezando com todas as pessoas que se encontram neste espaço virtual:
Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós

1- Leitura (Verdade)


Leio o texto inteiro de uma vez. Mc 5, 1-20. Releio, devagar, versículo por versículo. Pergunto-me: O que diz o texto em si? 
Ajudando a compreender...
Jesus entrou em Gerasa, território pagão, onde cuidavam de animais impuros, conforme a concepção da época. Aí encontrou um homem que estava dominado por um espírito mau e que vivia escondendo-se no cemitério. Este homem dominado pela "Multidão" de espíritos maus é liberto por Jesus e toda impureza foi para o fundo do mar. Os moradores daquela região não agradecem a Jesus por esta purificação. O homem, antes endemoninhado, recuperou sua dignidade individual e social. Os moradores assustam-se com o poder de Jesus e se sentem incomodados. A eles pesa mais o custo do rebanho de porcos do que a cura do homem. Jesus é mandado embora. O homem liberto quer segui-lo, mas Jesus não o permite. Quer que ele seja testemunha do que Deus lhe fez. 

2- Meditação (Caminho)


Paro onde Deus me fala interiormente, sem pressa, aprendendo a aprofundar. Pergunto-me: O que o texto diz para mim? Acolho o que vier à mente, o que tocar o meu coração: desejos, luzes, apelos, lembranças, inspirações. Meus valores dão prioridade à ação de Deus na minha vida e na vida das demais pessoas?
Os bispos, em Aparecida, falaram sobre este tema: "os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprende d Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. E necessitamos, ao mesmo tempo, que o zelo missionário nos consuma para levar ao coração da cultura de nosso tempo aquele sentido unitário e completo da vida humana que nem a ciência, nem a política, nem a economia nem os meios de comunicação poderão proporcionar. Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada." (DAp 41 ).
Existe "conversão pastoral" na minha comunidade?

3- Oração (Vida)


Deus é o Pai que nos ama muito mais do que imaginamos. Pergunto-me: O que o texto me faz dizer a Deus? Faço oração com louvores, pedidos, ação de graças, adoração, silêncio.
Jesus Mestre,
ao meu coração, se substitua o teu.
Ao meu amor a Deus, ao próximo, a mim mesmo, 
se substitua o teu.
(Bem-aventurado Alberione)



4- Contemplação (Vida e Missão)


Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus. Vou viver este dia como discípulo e missionário de Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida.
E rezo, finalizando:
"Jesus, Mestre: 
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração. 
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua. 
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas. 
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações. 
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém".

Bênção


Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br


Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=03%2F02%2F2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário