terça-feira, 2 de agosto de 2011

LITURGIA DIÁRIA

Dia: 02/08/2011
Primeira Leitura: Números 12, 1-13

XVIII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia da II semana)

Leitura do livro dos Números - Naqueles dias, 1Maria e Aarão criticara Moisés por causa da mulher etíope que ele desposara. (Moisés tinha, com efeito, tomado uma mulher etíope.) 2"Porventura é só por Moisés, diziam eles, que o Senhor fala? Não fala ele também por nós?" E o Senhor ouviu isso. 3Ora, Moisés era um homem muito paciente, o mais paciente da terra. 4Logo falou o Senhor a Moisés, a Aarão e a Maria: "Ide todos os três à tenda de reunião." E eles foram. 5O Senhor desceu na coluna de nuvem e parou à entrada da tenda. Chamou Aarão e Maria, e eles aproximaram-se. 6"Ouvi bem, disse ele, o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei. 7Mas não é assim a respeito de meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. 8A ele eu lhe falo face a face, manifesto-me a ele sem enigmas, e ele contempla o rosto do Senhor. Por que vos atrevestes, pois, a falar contra o meu servo Moisés?" 9A cólera do Senhor se acendeu contra eles. 10O Senhor partiu, e a nuvem retirou-se de sobre a tenda. No mesmo instante, Maria foi ferida por uma lepra branca como a neve. Aarão, olhando para ela, viu-a coberta de lepra. 11Aarão disse então a Moisés: "Rogo-te, meu senhor, não nos faças levar o peso desse pecado que cometemos num momento de loucura, e do qual somos culpados. 12Que ela não fique como um aborto que sai do ventre de sua mãe, com a carne já meio consumida!" 13Moisés orou ao Senhor: "Ó Deus, disse ele, rogo-vos que a cureis." - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(50)

REFRÃO: Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!
1. Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidão de vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade. Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado. - R.
2. Eu reconheço a minha iniqüidade, diante de mim está sempre o meu pecado. Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento. - R.
3. Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento. Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado. - R.
4. Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza. De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito. - R.



Evangelho: Mateus 15, 1-2.10-14


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 1Alguns fariseus e escribas de Jerusalém vieram um dia ter com Jesus e lhe disseram: 2Por que transgridem teus discípulos a tradição dos antigos? Nem mesmo lavam as mãos antes de comer. 10Depois, reuniu os assistentes e disse-lhes: 11Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem. 12Então se aproximaram dele seus discípulos e disseram-lhe: Sabes que os fariseus se escandalizaram com as palavras que ouviram? 13Jesus respondeu: Toda planta que meu Pai celeste não plantou será arrancada pela raiz. 14Deixai-os. São cegos e guias de cegos. Ora, se um cego conduz a outro, tombarão ambos na mesma vala. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário