terça-feira, 16 de abril de 2013

3ª-feira da 3ª Semana da Páscoa



Senhor, dá-nos sempre deste pão!
João 6,30-35

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus:30 'Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?' Que obra fazes?31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura:'Pão do céu deu-lhes a comer'.32 Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo,não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu.É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu.
33 Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.'
34 Então pediram: 'Senhor, dá-nos sempre desse pão'.35 Jesus lhes disse: 'Eu sou o pão da vida.Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede'.
Reflexão:

O Discurso do Pão da Vida não é um texto a ser discutido e dividido, mas meditado e lido e relido muitas vezes. Por isso, também se não se compreende bem, não existe motivo de preocupação. Um texto destes, é preciso lê-lo, meditá-lo, rezá-lo, pensá-lo, lê-lo novamente, repeti-lo, voltar mais uma vez sobre ele. Quem lê superficialmente o quarto Evangelho pode ter a impressão que João repete sempre a mesma coisa. Lendo com mais atenção, percebe-se que não se trata de repetição. O autor do quarto Evangelho tem seu modo de repetir o mesmo tema, mas num nível cada vez mais alto e profundo. Parece uma escada a caracol. Girando, chega-se ao mesmo ponto, mas a um nível mais alto e profundo.
 
João 6,30-33: Que sinais fazes tu para que vejamos e possam acreditar em ti? O povo perguntou: O que devemos fazer para realizar a obra de Deus? Jesus responde: "A obra de Deus é acreditar naquele que ele enviou", isto é, acreditar em Jesus. Por isso o povo formula uma nova pergunta: "Que sinal fazes tu para que vejamos e acreditemos em ti? Que obras realizas?" Isto explica que eles não entenderam a multiplicação dos pães como um sinal por parte de Deus para legitimar Jesus diante do povo como enviado de Deus! Eles continuam argumentando: no passado, nossos pais comeram o maná que lhes foi dado por Moisés! Eles o chamavam "pão do céu" (Sb 16,20), ou seja "pão de Deus". Moisés continua a ser o grande líder, em que acreditar. Se Jesus quer que o povo acredite nele, deve realizar um sinal maior daquele que realizou Moisés. “Que obra realizas?"
 
Jesus responde que o pão dado por Moisés não era o verdadeiro pão do céu. Veio do alto, sim, mas não era o pão de Deus, porque não garantia a vida para ninguém. Todos eles morreram no deserto (Jo 6,49). O verdadeiro pão do céu, o pão de Deus, é aquele que vence a morte e dá vida! É aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. É o próprio Jesus! Jesus tenta ajudar as pessoas a se libertarem dos esquemas do passado. Para ele, a fidelidade ao passado, não significa fechar-se nas coisas antigas e não aceitar a renovação. Fidelidade ao passado, quer dizer aceitar a novidade que chega como fruto da semente plantada no passado.

João 6,34-35: Senhor, dá-nos sempre deste pão! Jesus responde claramente: “Eu sou o pão da vida!" Comer o pão do céu é o mesmo que acreditar em Jesus e aceitar a estrada que ele nos ensina, isto é: "Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar sua obra!" (Jo 4,34). Este é o alimento verdadeiro que sustenta a pessoa, que muda a vida e dá vida nova. Este último versículo do evangelho de hoje (Jo 6, 35) é retomado como primeiro versículo do evangelho de manhã (Jo 6,35-40).

Para uma avaliação pessoal
1. Fome de pão, fome de Deus. Qual das duas predomina em mim?
2. Jesus disse: "Eu sou o pão da vida". Ele tira a fome e a sede. Que experiência tenho disso em minha vida?


Deus é tão grande e, no entanto, consegue se esconder no simples, e é tão simples que se torna incrédulo ao mesmo tempo. Essa é uma questão que às vezes perturba e outras vezes, confunde!
 
Basta ver uma semente germinar ou uma criança nascer. Basta querer notar o sol que nasce todos os dias e também se deita no horizonte a cada entardecer, para perceber o ciclo da vida que se renova a cada dia, em cada semente, em cada ser.
 
São sinais que estão aí, aos olhos dos homens, provando a existência de um Ser que é Deus onipotente, que tem poder e, acima de tudo, é Pai que oferece vida e Seu amor.
 
Os homens pediram a Jesus um sinal para crerem Nele, e mesmo tendo visto os sinais e milagres, ainda não acreditavam. É preciso querer ver! Vendo é preciso querer acreditar para poder enxergar com o coração, e então, ter fé. Pois, é ali no coração que nasce a fé, e não na razão.

Para crer em Deus é preciso estar com o coração aberto. É preciso acreditar, sentir e viver o que para muitos parece ser apenas uma fantasia, um conto ou uma imaginação. Pois, embora pareça um sonho, estar ao lado de Deus é se deixar levar pelo fascínio do eterno e imenso amor que nos abarca o ser quando estamos ao lado Dele. Só ali podemos encontrar o sinal!
 
Fonte: http://viverminhavocacao.blogspot.com.br/2013_04_16_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário