terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Entrevista com o autor Pe. Ferdinando Mancílio do livro “Os homens rezam o Terço”




Por: Deniele  Simões e cedido gentilmente por Jornal Santuário.

É através da oração que o ser humano adquire a capacidade de se aproximar e adentrar a intimidade de Deus. Foi com base nessa realidade que o Missionário Redentorista Pe. Ferdinando Mancílio escreveu o livro “Os homens rezam o Terço”, lançado recentemente pela Editora Santuário.
Para quem pensa que a oração do Terço é uma prática comum apenas entre as mulheres, a obra pode revelar uma surpresa.    De maneira bastante didática, o autor revela experiências homens que começaram a se reunir para rezar o Terço, mostrando também os efeitos positivos dessa oração, que propicia uma relação amistosa e íntima com Jesus Cristo.
A obra também oferece informações básicas sobre como rezar o terço, desde a fase de acolhida, passando pela formação do grupo de oração até a contemplação dos mistérios. O intuito do autor é ajudar os homens a descobrirem que a união para a oração do terço traz fortalecimento espiritual, auxiliando na descoberta pessoal da verdade de Cristo.

Jornal Santuário de Aparecida – Todos nós sabemos que o terço é mais difundido entre as mulheres. Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre a oração do terço entre os homens?

Pe. Ferdinando Mancílio – O terço rezado pelos homens já é bastante antigo no Brasil. Em muitas localidades os homens se reúnem para rezar o terço. Nesse caso, surgiu de uma necessidade paroquial onde um grupo de homens começou a se organizar para rezar o terço.
Aí, então, para que eles tivessem um instrumento mais adequado para conduzirem essa oração, foi aí que nasceu a ideia.
Então, diante dessa realidade de haver já tantos lugares bem difundidos os homens rezando o terço e também diante dessa realidade paroquial em que eu trabalhava. Foi juntando as duas coisas que nasceu esse livrinho.

JS – Conte um pouco sobre a experiência vivida com esse grupo.

Pe. Ferdinando – A experiência é específica aqui de Aparecida, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Basílica Velha). Houve uma iniciativa desses homens quererem rezar o terço e houve incentivo por parte do pároco e meu também. Na ocasião eu era o vigário paroquial. A gente então motivou para que eles se reunissem.
Eles então estão iniciando, já tem um bom grupo, que se reúne todas as terças-feiras, às 18 horas, na Igreja de São Benedito, aqui em Aparecida.

JS – E para aqueles leitores que quiserem compartilhar dessa experiência e criar um grupo na sua cidade? Como esses homens devem se organizar para rezar o terço?

Pe. Ferdinando – A primeira coisa é alguém ter a iniciativa de querer rezar o terço e convidar outros homens e marcar o local e o horário. Não tem segredo.
É só tomar a iniciativa de alguém encabeçar, digamos, tomar a frente que as coisas depois vão acontecendo.
Então, à medida que o grupo vai se reunindo, então vai se organizando.
Mas, o passo mais importante é alguém tomar a iniciativa de querer, de chamar, de convidar para a reza do terço.

JS – E qual é o significado do terço na vida do leigo?

Pe. Ferdinando – Eu acho que na vida do cristão.
O terço é uma oração eminentemente do evangelho. Primeiro: a contemplação dos mistérios que estão no sacrifício de Jesus, na doação dele, que deu a sua vida pela nossa salvação. O terço traz esses mistérios centrais da nossa redenção. Então, o terço é Evangelho.
Depois, a Ave-Maria. Toda a primeira parte da ave-maria é a oração do Evangelho de Lucas, que está na saudação do Anjo e na visita de Nossa Senhora a Isabel.
A segunda parte da Ave-Maria foi acrescentada pela igreja lembrando a nossa realidade temporal de povo de Deus peregrino.
Então, o terço, além de ser uma forma popular de a gente entrar nesta intimidade com Deus, também nos ensina a própria verdade do Evangelho de Jesus. Além de a gente experimentar uma grande paz quando se reza o terço.

JS – Quais são os objetivos da obra e como os interessados devem fazer para adquiri-la?

Pe. Ferdinando – O livro está aí, com a graça de Deus. É um trabalho que fizemos, editado pela Editora Santuário.
Eu acho que vale a pena entrar em contato com a Editora, aqui em Aparecida, ou na Livraria Santuário e outras livrarias católicas, experimentar e já começar a rezar. O objetivo é fazer com que as pessoas se reúnam para a oração.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário