sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sábado depois das Cinzas - Quaresma

Os que estão doentes precisam de médico.

Lucas 5,27-32

Naquele tempo:27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria.Jesus lhe disse: 'Segue-me.'
28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus.Estava aí grande número de cobradores de impostose outras pessoas sentadas à mesa com eles.30 Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus:'Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?'31 Jesus respondeu:'Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes.
32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.' 
Reflexão

O Evangelho de hoje traz o mesmo assunto no evangelho de Marcos (Mc 2,13-17). Só que desta vez é do Evangelho de Lucas e bem mais abreviado, concentrando a atenção sobre a cena principal que é o chamado e a conversão de Levi e a conversão que isto implica para nós que estamos entrando na quaresma.

Jesus chama um pecador para ser discípulo. Jesus chama Levi, um publicano, e este, imediatamente, larga tudo, segue Jesus e começa a fazer parte do grupo dos discípulos. Em seguida, Lucas diz que Levi preparou um grande banquete em sua casa. Em Marcos, parecia que o banquete era na casa de Jesus. O que importa é a insistência na comunhão de mesa de Jesus com os pecadores, coisa que era proibida.

Jesus veio não para os justos mas para os pecadores. O gesto de Jesus provocou a raiva das autoridades religiosas. Era proibido sentar-se à mesa com publicanos e pecadores, pois sentar à mesa com alguém era o mesmo que tratá-lo como irmão! Com o seu gesto Jesus estava acolhendo os excluídos como irmãos da mesma família de Deus. Em vez de falar diretamente com Jesus, os escribas dos fariseus falam com os discípulos: O quê! Ele come com pecadores e publicanos? Jesus responde: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes Eu não vim chamar os justos mas sim os pecadores! É a consciência da sua missão que ajuda Jesus a encontrar a resposta e a indicar o rumo para o anúncio da Boa Nova de Deus. Ele veio para reunir o povo disperso, para reintegrar os que tinham sido excluídos, para revelar que Deus não é um juiz severo que condena e expulsa, mas sim um Pai/Mãe que acolhe e abraça.


Para um confronto pessoal
1) Jesus acolhe e inclui as pessoas. Qual a minha atitude?
2) O gesto de Jesus revela a experiência que ele tem de Deus como Pai. Qual a imagem de Deus que se irradia para os outros através do meu comportamento?
 
Fonte: http://viverminhavocacao.blogspot.com.br/2013/02/sabado-depois-das-cinzas-quaresma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário