quarta-feira, 10 de abril de 2013

4ª-feira da 2ª Semana da Páscoa



DEUS ENVIOU SEU FILHO PARA SALVAR
João 3,16-21

16 'Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, 
para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.
17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo,mas para que o mundo seja salvo por ele.
18 Quem nele crê, nóo é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19 Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.
20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz,para que suas ações não sejam denunciadas.
21 Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus'.
Reflexão:

O evangelho de João é como um tecido feito com três fios diferentes, mas semelhantes. Os três combinam tão bem entre si que, às vezes, não se consegue intuir quando se passa de um fio ao outro. 
1. O primeiro fio são os fatos e as palavras de Jesus dos anos trinta da nossa era, guardados por testemunhas oculares que conservavam as coisas que Jesus fez e ensinou.
2. O segundo fio são os fatos da vida das comunidades. Por sua fé em Jesus e conscientes da presença dEle no meio delas, as comunidades iluminavam a caminhada delas com as palavras e os gestos de Jesus. Isto incide sobre a descrição dos fatos. Por exemplo, o conflito das comunidades com os fariseus no final do primeiro século marca a maneira de descrever os conflitos de Jesus com os fariseus.
3. O terceiro fio são os comentários feitos pelo evangelista. Em certos trechos, é difícil perceber quando Jesus deixa de falar e o evangelista inicia a tecer seus comentários.
 
O texto de hoje, por exemplo, é uma reflexão bonita e profunda do evangelista sobre a ação de Jesus. Nós, quase, não percebemos a diferença entre o falar de Jesus e aquele do evangelista. Em todo caso, seja uma como outra, são palavras de Deus.

João 3,16: Deus amou o mundo. A palavra mundo é uma das palavras mais frequentes no evangelho de João: 78 vezes! Possui vários significados. Em primeiro lugar, mundo pode significar a terra, o espaço onde vivem os seres humanos (Jo 11,9; 21,25) ou também o universo criado (Jo 17, 5.24). Mundo pode também significar as pessoas que vivem sobre esta terra, toda a humanidade (Jo 1,9; 3,16; 4,42; 6,14; 8,12). Pode significar também um grande grupo, um grupo numeroso de pessoas, como quando falamos "o mundo todo" (Jo 12,19; 14,27). Aqui, no nosso texto a palavra mundo tem também o sentido de humanidade, todo o ser humano. Deus ama a humanidade de tal maneira que entrega seu filho único. Quem aceita que Deus chega até nós em Jesus, já passou através da morte e possui a vida eterna.
 
João 3,17-19: O verdadeiro sentido do juizo. A imagem de Deus que aparece nestes três versículos é a de um pai cheio de ternura e não de um juiz severo. Deus manda seu filho não para julgar e condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por meio dele. Quem acredita em Jesus e o aceita como revelação de Deus não é julgado, porque já é aceito por Deus. E quem não acredita em Jesus já foi julgado. E o evangelista repete o que já disse no prólogo: muitas pessoas não querem aceitar Jesus, porque sua luz revel a maldade que existe nelas (cfr. Jo 1, 5.10-11).
 
João 3,20-21: Praticar a verdade. Em todo ser humano, existe uma semente divina, um traço do Criador. Jesus, revelação do Pai, é uma resposta a este desejo mais profundo do ser humano. Quem quer ser fiel ao que de mais profundo existe nele, aceita Jesus. É difícil encontrar uma visão ecumênica mais desta que o evangelho de João apresenta nestes versículos.
 
Completando o significado da palavra mundo no Quarto Evangelho. Outras vezes, a palavra mundo significa aquela parte da humanidade que se opõe a Jesus e à sua mensagem. Aí a palavra mundo assume o significado de "adversários" ou "opositores" (Jo 7,4.7; 8,23.26; 9,39; 12,25). Este mundo contrário à prática da liberdade de Jesus é mandado pelo Adversário ou Satanás, chamado também "príncipe deste mundo" (Jo 14,30; 16,11). Representa o império romano e, ao mesmo tempo, os responsáveis dos judeus que estão expulsando os seguidores de Jesus das sinagogas. Este mundo persegue e mata as comunidades, causando sofrimento aos fiéis (Jo 16,33). Jesus as libertará, vencendo o príncipe deste mundo (Jo 12,31). Portanto, mundo significa uma situação de injustiça, de opressão, que alimenta ódio e perseguição contra as comunidades do Discípulo Amado. Os perseguidores são aquelas pessoas que tem o poder, os líderes, seja do império seja da sinagoga. Por fim, todos aqueles que praticam a injustiça utilizando para isso o próprio nome de Deus (Jo 16,2). A esperança que o evangelho transmite às comunidades perseguidas é que Jesus é mais forte que o mundo. Por isso afirma: "Vós tereis muitas tribulações no mundo, mas tende confiança, eu venci o mundo!" (Jo 16,33).

Costumamos dizer que o mundo está perdido, mais não é assim, perdidos estão aqueles que não aceitam o Cristo como salvador e não procuram colocar em práticas seus ensinamentos. O mundo não é mau, mais muitos que vivem nele procuram fazer a maldade em vez do bem. Nós nos indagamos será que paramos para meditar, refletir sobre nosso irmão necessitado, enfermos graves e famílias desajustadas? E o que fazemos, ficamos só meditando e comentando a respeito daquela situação? Ou ainda os dizemos que se virem?
 
Neste dia cada um pode fazer sua analise de seu comportamento e veja como está sua crença e veja o evangelho de hoje, e que Jesus não veio para condenar ninguém e sim nós nos condenamos quando agimos com o mal, lembremo-nos que o Cristo é Luz e que podemos ser luz não deixemos que a escuridão da maldade invada nosso coração e faça com que cometemos grandes maus nas vidas alheias e na nossa também.
Nós que dizemos ser cristãos, vamos procurar dá testemunho do Cristo com amor e com certeza de que o Cristo salva e nos dar a vida eterna. Jesus Cristo é a luz do mundo, é o sal da terra, Jesus é tudo acima de tudo.

Pedimos a graça da Santíssima virgem Maria para que interceda ao seu Filho Jesus para que possamos ser luz em nossa caminhada, procurando sempre fazer o bem ao nosso próximo.


Para uma avaliação pessoal
1. Deus amou tanto o mundo que entregou seu próprio filho. Esta verdade penetrou na profundidade do meu coração, da minha consciência?
2. A realidade mais ecumênica que existe é a vida que Deus nos deu e pela qual entregou seu próprio filho. Como vivo o ecumenismo no cotidiano da minha existência?

Um comentário:

  1. venho pedir oraçoes por duas cirurgias cardiacas que vou fazer. r lou var e agradeser a deus por tudo que está acontecendo em minha vida que deus abençoe a todos

    ResponderExcluir