quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O Evangelho do Dia - 09/01/2014

Ano A - DIA 09/01

Os olhos de todos estavam fixos em Jesus - Lc 4,14-22a

Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama se espalhou por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas deles, e todos o elogiavam. Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor". Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Então, começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". Todos testemunhavam a favor dele, maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca.


Leitura Orante

Oração Inicial


Preparo-me para a Leitura Orante, em sintonia com todos os que circulam pela web, rezando uma canção do Padre Zezinho. 
Palavras que não passam 
Foi teu coração 
Que me ensinou Palavras que não passam 
No teu coração 
Coloquei o meu 
Minha religião 
Vem te ouvir teu coração 
Foi teu coração 
Que me ensinou 
A fazer da vida 
Uma esperança só 
Sei que aprenderei 
Se te ouvir falar 
Não me perderei 
Se te ouvir com atenção 
Palavras que não passam 
Palavras que libertam 
Palavra poderosa tem teu coração 
Palavra por palavra 
Revelas o infinito 
Como é bonito ouvir teu coração 
Alpendres, Varandas e Lareiras - Vol. 02 - Pe. Zezinho, scj, Paulinas COMEP 

1- Leitura (Verdade)


O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente o texto: Lc 4,14-22, e observo pessoas, palavras, relações, o lugar onde acontece o fato.. 
Jesus chegou à sinagoga de Nazaré, depois de sua prova no deserto, segundo a narração de Lucas. A cena comunica a síntese e o modelo da pregação de Jesus. De início, as pessoas ficam surpresas com o anúncio e a declaração de Jesus como Messias. "Todos começaram a elogiá-lo".

2- Meditação (Caminho)


O que o texto diz para mim, hoje? 
Nossos pastores nos ajudam a trazer para nossa vida a Palavra que refletimos. Disseram em Aparecida: "Por isso, nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos somos portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras." (DAp 30).

3- Oração (Vida)


O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com a 
Oração a Jesus de Nazaré 
Nós te adoramos como Sabedoria do Pai, 
Verbo encarnado, 
Luz do mundo. 
Nós cremos que foste escolhido e cumpriste a missão 
de levar boas notícias aos pobres, 
de anunciar a liberdade aos presos, 
de dar vista aos cegos, 
libertar os que estão sendo oprimidos e 
anunciar que chegou o tempo da salvação. 
Pedimos-te perdão por todos os que te rejeitaram e 
ainda hoje te rejeitam. 
Nós te acolhemos para que nos dês sabedoria em 
nossas palavras, em nosso trabalho, em nossa família, 
em nossos relacionamentos. 
Só tu tens Palavras de vida!

4- Contemplação (Vida e Missão)


Qual meu novo olhar a partir da Palavra 
Meu novo olhar é de alguém que anuncia o amor de Deus. Que Deus não é uma ameaça para nós, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas.

Bênção


- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 


Ir. Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário