O Pai vê o que está
escondido
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:1 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens,
só para serdes vistos por eles.
Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti,
como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas,
para serem elogiados pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
3 Ao contrário, quando deres esmola,
que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4 de modo que, a tua esmola fique oculta.
E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas,
que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças,
para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
6 Ao contrário, quando tu orares,
entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas.Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa.17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto,18 para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto.E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
Reflexão
O evangelho de
hoje dá continuidade à meditação sobre o Sermão da Montanha. Nos dias
anteriores, de 9 até 17 de junho, refletimos longamente sobre a mensagem do
capítulo 5 do evangelho de Mateus. No evangelho de hoje e dos dias seguintes, de
18 a 21 de junho, vamos meditar a mensagem do capítulo 6 do mesmo evangelho. A
seqüência dos capítulos 5 e 6 pode ajudar na sua compreensão. Os trechos em
itálico indicam o texto do evangelho de hoje. Eis o esquema:
Mateus
5,1-12: ===> As Bem-aventuranças: solene abertura da
nova Lei
Mateus
5,13-16: ==> A nova presença no mundo: Sal da terra e
Luz do mundo
Mateus
5,17-19: ==> A nova prática da justiça:
relacionamento com a antiga lei
Mateus 5,20-48:
==> A nova prática da justiça: observando a nova Lei.
Mateus 6,1-4:
==> A nova prática das obras de piedade: a
esmola
Mateus
6,5-15: ==> A nova prática das obras de piedade: a
oração
Mateus 6,16-18: ==> A nova prática das obras de piedade: o
jejum
Mateus
6,19-21: ==> Novo
relacionamento com os bens materiais: não acumular
Mateus
6,22-23: ==> Novo relacionamento com os bens
materiais: visão correta
Mateus 6,24: ===> Novo relacionamento com os
bens materiais: Deus ou dinheiro
Mateus
6,25-34: ==> Novo relacionamento com os bens
materiais: abandono à Providência
O evangelho de
hoje trata de três assuntos: da esmola (6,1-4), da oração (6,5-6) e do jejum
(6,16-18). São as três obras de piedade dos judeus.
Mateus 6,1: Não praticar o bem para
ser visto pelos outros. Jesus critica os
que praticam as boas obras só para serem vistos pelos homens (Mt 6,1). Jesus
pede para construir a segurança interior não naquilo que nós fazemos por Deus,
mas sim naquilo que Deus faz por nós. Nos conselhos que ele dá transparece um
novo tipo de relacionamento com Deus: “O teu Pai que vê no segredo
te recompensará" (Mt 6,4). "Vosso Pai sabe do que
tendes necessidade antes de o pedirdes a Ele” (Mt 6,8). "Se Perdoardes aos homens seus delitos, também vosso Pai celeste vos
perdoará" (Mt 6,14). É um novo caminho que aqui se abre de
acesso ao coração de Deus Pai. Jesus não permite que a prática da justiça e da
piedade seja usada como meio de auto-promoção diante de Deus e diante da
comunidade (Mt 6,2.5.16).
Mateus 6,2-4: Como praticar a esmola.
Dar esmola é uma maneira de realizar a partilha tão recomendada pelos
primeiros cristãos (At 2,44-45; 4,32-35). A pessoa que pratica a esmola e a
partilha para se promover a si mesmo diante dos outros merece a exclusão da
comunidade, como foi o caso de Ananias e Safira (At 5,1-11). Hoje, tanto na
sociedade como na igreja, há pessoas que fazem grande publicidade do bem que
fazem aos outros. Jesus pede o contrário: fazer o bem de tal maneira que a mão
esquerda não fique sabendo o que a mão direita está fazendo. É o total desapego
e a total entrega na gratuidade do amor que crê em Deus Pai e o imita em tudo
que faz.
Mateus 6,5-6: Como praticar a oração.
A oração coloca a pessoa em relação direta com Deus. Alguns fariseus
transformavam a oração numa ocasião para aparecer e se exibir diante dos outros.
Naquele tempo, quando tocava a trombeta nos três momentos de oração, manhã, meio
dia e entardecer, eles deviam parar no lugar onde estavam para fazer as suas
orações. Havia gente que procurava estar nas esquinas em lugares públicos, para
que todos pudessem ver como rezavam. Ora, uma atitude assim perverte nossa
relação com Deus. É falsa e sem sentido. Por isso, Jesus diz que é melhor
fechar-se no quarto e rezar em segredo, preservando a autenticidade da relação.
Deus te vê mesmo no segredo e ele sempre te escuta.Trata-se da oração pessoal,
não da oração comunitária.
Mateus 6,16-18: Como praticar o
jejum. Naquele tempo a prática do jejum era acompanhada de
alguns gestos exteriores bem visíveis: não lavar o rosto nem alinhar os cabelos,
usar roupa sombria. Era o sinal visível de jejum. Jesus critica este jeito de
jejuar e manda fazer o contrário, para que ninguém consiga perceber que você
está jejuando: tome banho, use perfume, arrume bem o cabelo. Aí, só o Pai que vê
no segredo sabe que você está jejuando e ele saberá
recompensa-lo.
Para um confronto pessoal
1) Quando você reza, como você vive a sua relação
com Deus?
2) Como vive o seu relacionamento com os outros em
família e na comunidade?
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