terça-feira, 25 de junho de 2013

3ª-feira da 12ª Semana Tempo Comum



Difícil o caminho que leva à vida!

Mateus 7,6.12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
6 Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos;
para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.
Nisto consiste a Lei e os Profetas.

13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta
e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele!

14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida!
E são poucos os que o encontram!


Reflexão

O texto do Evangelho de hoje faz parte do capítulo 7 de Mateus que trata da nova maneira de viver em comunidade dos discípulos de Jesus. 


Mateus 7, 6: “Não deis as coisas santas aos cães”. No mundo hebraico, cães e porcos são símbolos de impureza, vício e desprezo (cfr. Lv 11,2.7). Imagens que a cultura ocidental dos primeiros séculos assumiu como metáfora de todo excesso, da ignorância e até de tentação demoníaca. Jesus aconselha que “as coisas santas, as pérolas”, os seja o tesouro do reino, a Palavra de Deus, a fé não sejam pisados por pessoas e coisas negativas. Que o coração do cristão não seja invadido pelo vício e pelo mal. É um apelo a viver a plenitude da mensagem do amor em comunidade e a defender estes valores. Mas ao mesmo tempo, Jesus não pede um fechamento egoísta na defesa destes valores. Eles devem ser apresentados também aos outros para que “vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está no céu”.

Mateus 7, 12: A nova convivência comunitária: a Regra de Ouro. A Lei e os Profetas, afirma Jesus no Evangelho de hoje, podem ser resumidos nesta frase: “Tudo quanto quereis que os outros vos faça, fazei também a eles” (Mt.7,11-12). Em outro texto, também muito conhecido, ao doutro da Lei que lhe pede qual seja o maior mandamento, Jesus responde: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. E o segundo é semelhante ao primeiro: Amaras o teu próximo como a ti mesmo" (Mt.22,37.39). As duas afirmações de Jesus são complementares: de fato que os homens querem para si a não ser serem amados? O mandamento do Amor é realmente inserido em nós e seria suficiente voltara para o próprio coração para encontrá-lo. 


Mateus 7, 13-14: Recomendações finais: escolher o caminho seguro. Mas eis de depois Jesus acrescenta: “Como é estreita a porta e apertado o caminho que Eva à vida! E são poucos os que a encontram”. Se, de fato, é fácil constatar que o único verdadeiro desejo de todo homem é o amor, é também mais fácil constatar a verdade daquilo que afirma São Paulo: “Eu ao faço o bem que quero, mas o mal que não quero” (Rm .7,19). “Entrai pela porta estreita” (Mt.7,13), exorta, pois, Jesus. Esta "porta estreita" é evidentemente a cruz: amor, de fato, é renegar a si mesmo, esquecer de si mesmo e cuidar do outro.


Para uma avaliação pessoal
1. Como avalio o Reino de Deus, a Palavra de Deus e a minha fé? Como algo descartável ou algo que dá firmeza à minha vida?
2. No meu dia-a-dia como aplico a Regra de Ouro nas minhas relações com os outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário