quinta-feira, 5 de setembro de 2013

5ª-feira da 22ª Semana Tempo Comum



Lucas 5,1-11

Naquele tempo:
1 Jesus estava na margem do lago de Genesaré,
e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.
2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago.
Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.
3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem.
Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4 Quando acabou de falar, disse a Simão:
'Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca'.
5 Simão respondeu: 'Mestre, nós trabalhamos a noite inteirae nada pescamos.
Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'.
6 Assim fizeram,e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam.
7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los.
Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8 Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo:
'Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!'
9 É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros,
por causa da pesca que acabavam de fazer.
10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados.
Jesus, porém, disse a Simão:
'Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens.'
11 Então levaram as barcas para a margem,deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Reflexão
 
 Esta é uma história bem conhecida, que poderemos ler e, ainda assim, não chegar ao coração desse evento milagroso. Lucas convida-nos a sermos testemunhas do milagre e do chamado dos três primeiros discípulos ao serviço da missão.

Multidões já estavam seguindo Jesus para ouvi-lo sobre o ensino da palavra de Deus. O que é que terão visto em Jesus - seria um simples pregador? Ou será que reconheceram nele um representante de Deus?

Interessante notar a ousadia de Jesus, querendo “ensinar” ao experiente Simão e seus companheiros como pescar, convidando-os a fazer nova tentativa de pesca, depois de uma noite fracassada. Ousadia que compensou, pois a pesca foi incrível. Quando Simão testemunhou a pesca milagrosa, ele passou a ver Jesus por uma nova luz, uma nova perspectiva. Ele reconheceu Jesus como “Senhor” (versículo 8) e logo sente o peso de seus pecados. Imediatamente cai de joelhos e pede a Jesus para deixá-lo. O profeta Isaías reagiu de forma semelhante, quando experimentou uma visão de Deus (veja Isaías 6). Deus parece dar a ambos missões impossíveis.

Jesus diz a Simão para não ter medo e depois o informa que ele terá um novo emprego - pescador da humanidade, e não mais pescador de peixes! Não são dados mais detalhes nesta fase, mas Lucas sugere que Jesus que vai transformar estes humildes pescadores em "pescadores da humanidade". Simão e os outros discípulos são cativados por Jesus e partem com ele. Implícito nas afirmações de Jesus é a necessidade de os discípulos estarem/acompanharem Jesus o tempo todo, para cumprir a sua vocação. As redes, os barcos, a vida, os lares e as famílias são deixados para trás. Agora, como os discípulos partem com Jesus para uma vida totalmente nova.

O que podemos aprender com este texto? Ser cristão é, em primeiro lugar, estar com Jesus “no mesmo barco”. É desse barco (a comunidade), que a Palavra de Jesus se dirige ao mundo. Ser cristão é, em segundo lugar, escutar a proposta de Jesus, fazer o que Ele diz, cumprir as suas indicações, lançar as redes ao mar. Às vezes, as propostas de Jesus podem parecer ilógicas, incoerentes, ridículas (e quantas vezes o parecem, face aos esquemas e valores do mundo...); mas é preciso confiar incondicionalmente, entregar-se nas mãos d’Ele e cumprir à risca as suas indicações. Ser cristão é, em terceiro lugar, reconhecer Jesus como “o Senhor”: é o que faz Pedro, ao perceber como a proposta de Jesus gera vida e fecundidade para todos. Finalmente, ser cristão é deixar tudo e seguir Jesus.

Meditação

+ O que é que a reação inicial de Simão perante este milagre revela sobre quem ele achava que Jesus era?
+ Alguma vez você já experimentou o fardo/peso do seu pecado? Como acha que Deus quer que lhe responda ao reconhecer seu pecado? O que podemos aprender com a resposta de Simão?
+ Para se tornar pescadores da humanidade Simão, Tiago e João tiveram de passar tempo com Jesus e segui-lo. O que isso significa para nós hoje?
+ O seu caminho é feito no barco de Jesus, ou, às vezes, embarca noutros barcos?
Reflexão 2:
 
Lucas coloca Jesus escolhendo Pedro para a pregação. Neste episódio Lucas relembra o doce convite de Jesus: “Vamos lançar as redes para as águas mais profundas”(cf. Lc.5,5). O que significa isso, lançar as redes para as águas mais profundas? Significa que todos nós somos convidados a evangelizar, a evangelizar com renovado ardor missionário em que todos os homens e mulheres devem deixar o seu comodismo e dar testemunho do Senhor Ressuscitado.

Jesus pregou a multidão a PALAVRA DE DEUS. A Palavra é o próprio Jesus. Jesus, por iniciativa própria, escolhe alguns para participarem de sua missão. Ninguém é presbítero por vontade própria, mas por chamado e mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim acontece com os religiosos, com as religiosas, com os consagrados e com todos aqueles que se dedicam ao seguimento de Jesus. Jesus escolhe seus discípulos e os envia para “pescadores de homens”. Os escolhidos para a missão eram pescadores. Porão sua experiência humana a serviço de uma missão divina, como Jesus pusera sua divindade a serviço de uma missão humana, na peregrinação neste vale de lágrimas.

O que é ser pescadores de homens? Precisa de santidade? Precisa de ciência? Isso, evidentemente, ajuda e vem com o tempo. Mas as condições para ser pescadores de homens são duas:
1. Uma confiança inabalável em Jesus. Uma confiança como aquela de Pedro, que exausto da pesca, da falta de peixe, confiou em Jesus e a barca transbordou de pesca depois da confiança no Redentor. Confiança que todos nós devemos ter sempre e em todas as circunstâncias, é uma qualidade do apóstolo do Senhor.

2. A segunda condição vem do reconhecimento da divindade de Cristo. Quando Pedro se ajoelha e reconhece a sua pequenez, a sua nulidade, o seu estado de pecador você adere e se abre para a graça santificante de Deus. O discípulo de Jesus não pode ser orgulhoso, ao contrário, deve ser humilde, generoso e amigo. Irmão no meio dos irmãos a serviço da comunidade de fiéis. O apóstolo tem que ter consciência de que a seara não lhe pertence, mas que nela é um trabalhador vocacionado, um servidor. Essa humildade de reconhecer-se, apesar da inteligência, do jeito e da experiência, mero cooperador de Deus, é também condição fundamental para o verdadeiro apostolado. O apóstolo é um prolongamento de Jesus. A palavra pertence a Jesus, mesmo quando pronunciada pelo apóstolo. As mãos eram de Pedro, as redes eram de Pedro, a barca era de Pedro, o trabalho foi de Pedro, mas o milagre foi e é de Jesus. Junto a isso temos que ter na vida de comunidade e de trabalho apostólico a edificação da comunidade, do trabalho coletivo, do trabalho em benefício da comunidade.
 Reflexão 3:
 
JESUS ENTRA EM NOSSA VIDA
Pedro, que já conhecia Jesus parcialmente (Lc 4,38-39), passou a conhecê-LO totalmente a partir deste encontro no qual JESUS ENTROU EM SUA VIDA....

I – PARA COMUNICAR-SE COM A MULTIDÃO (v. 1-3)

1. RETRATO da multidão
Buscava Jesus para buscar a Palavra de Deus (v.1)
2. ESTRATÉGIA de Jesus para alcançar a multidão
Usou o instrumento de trabalho de um pescador (v. 2-3) Jesus quer entrar hoje no nosso “barco profissional” para a partir dele repartir com a multidão Sua Palavra divina...

II – PARA TRANSFORMAR FRACASSO EM VITÓRIA (v.4-7)

1. ENVIANDO para onde não queremos voltar (v. 4)
Pedro pescou no lugar certo, na hora certa, com a equipe certa, com a técnica certa, com a disposição certa, mas deu tudo errado! Jesus o devolve para o mesmo lugar onde fracassou para ensinar-lhe a PERSISTIR!
Kant: “a paciência é amarga, mas seus frutos são doces”
2. FORNECENDO a maior de todas as GARANTIAS: Sua própria PALAVRA (v. 5)
Pela Palavra de Jesus a lógica dos fatos dá lugar à loucura da fé (v. 5), o desânimo é substituído pela coragem (v. 6 – “isto fazendo”), o ineficiente esforço humano dá lugar ao eficiente milagre divino (v. 6b-7)
“A fé vê o invisível, crê no incrível, consegue o impossível” (Oswald Smith)
“A vitória que vence o mundo é a nossa fé” (I Jo 5,4) e a “fé vem pela Palavra de Cristo” (Rom 10,14). A transformação do fracasso em vitória não depende das nossas habilidades, das nossas experiências passadas, dos nossos sentimentos presentes, mas do poder de Jesus manifestado em Sua Palavra!

III – PARA REVELAR IDENTIDADES (v. 8)

O maior milagre experimentado por Pedro não foi a visão da abundância de peixes, mas a visão da sua humanidade e da divindade de Jesus (“vendo isto”)
1. Jesus revelou a SUA identidade (v. 8) Pedro começou chamando Jesus de “Mestre” (v. 5), mas depois do milagre O chamou e O tratou como “Senhor” (v. 8). Jo 20,30-31 (cada milagre do homem chamado Jesus foi realizado para evidenciar que Ele é o Cristo = Deus).
2. Jesus revelou a identidade de PEDRO (v. 8) Pedro, impactado pela santidade de Jesus, reconheceu sua própria pecaminosidade....

IV – PARA NOS DESAFIAR A VIVER UM NOVO SONHO (v. 9-11)

1. Sonho gestado na percepção da SINGULARIDADE DE JESUS (v. 9-10
a). Somos chamados a viver permanentemente admirados com Jesus....
2. Sonho que se torna maior que todo os TEMORES DE UMA MUDANÇA- (“não temas" - v. 10) “O medo do desconhecido bloqueia o sonho.... O sonho de viver envolve risco: risco de fracassar, ser rejeitado, frustrar-se consigo mesmo, decepcionar-se com os outros, ser incompreendido, ofendido, reprovado, adoecer. Não devemos correr risco irresponsáveis, mas também não devemos temer andar por terrenos desconhecidos, respirar ares antes nunca respirados” (Augusto Cury)
3. Sonho que faz o PASSADO “parecer” insignificante (v. 10 – “doravante, serás....) Quem desvaloriza o passado, desconecta-se do futuro; mas quem não admite algo novo no futuro, não compreendeu a mensagem do passado . Is 43,18-21
Como pescador de peixes Pedro influenciou a história de sua aldeia, ao se tornar pescador de homens Pedro influenciou a história das nações...
4. Sonho que torna o NADA DE HOJE absolutamente melhor que o TUDO DE ONTEM (v. 11; Mc 1,16-20) Pedro, Tiago e João deixaram os peixes, os barcos, a empresa de pesca, a família, a profissão, mas ganharam a maior de todas as riquezas – o ganho de almas para Jesus, pois uma alma vale mais do que o mundo (Mc 8,36).

REFLITA

1. Até que ponto seu trabalho tem sido um instrumento de comunicação da Palavra de Deus?
2. Que área de sua vida você quer ver Jesus, pela Sua Palavra, transformando o fracasso em vitória? Que promessas de Jesus você vai se apropriar?
3. Que visão Jesus tem lhe dado a respeito de você mesmo?
4. Quem é Jesus para você?
5. Jesus sonha em vê-lo(la) como um “pescador de homens”:
a) Como tem sido o seu contato direto com os “peixes” (não cristãos)?
b) Qual a sua real disposição de “pescá-los” (evangelizá-los)?
c) Que tipo de “iscas” (estratégias) você tem usado?
d) Liste os cinco “peixes” principais que você quer pescar para Jesus...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário