quarta-feira, 4 de setembro de 2013

4ª-feira da 22ª Semana Tempo Comum


Tocava e curava a todos!

Lucas 4,38-44

Naquele tempo:
38 Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão.
A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela.
39 Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou.
Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.
40 Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes
atingidos por diversos males, os levaram a Jesus.
Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava.
41 De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: 'Tu és o Filho de Deus.'
Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42 Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto.
As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse.
43 Mas Jesus disse:
'Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades,
porque para isso é que eu fui enviado.'

44 E pregava nas sinagogas da Judéia.


Reflexão

O evangelho de hoje narra quatro fatos diferentes: a cura da sogra de Pedro (Lc 4,38-39), a cura de muitos doentes (Lc 4, 40-41), a oração de Jesus num lugar deserto (Lc 4,42) e a sua insistência na missão (Lc 4,43-44). Com pequenas diferenças Lucas segue e adapta as informações tiradas do evangelho de Marcos.
 
Lucas 4,38-39: Jesus devolve a vida, para o serviço. Depois de ter participado da celebração do sábado, na sinagoga, Jesus entra na casa de Pedro e cura a sogra. A cura faz com que ela se coloque imediatamente de pé. Recuperada a saude e a dignidade, coloca-se ao serviço das pessoas. Jesus não só cura, mas cura de modo que a pessoa se coloque ao serviço da vida. 
 
Lucas 4,40-41: Jesus acolhe e cura os marginalizados. No final da tarde, com o aparecimento da primeira estrela no céu, encerrado o sábado, Jesus acolhe e cura os doentes e os possuídos que as pessoas lhe trazem à porta. Doentes e possuídos eram as pessoas mais marginalizadas daquela época. Eles não tinham a quem recorrer. Vivia da compaixão pública. Além disso, a religião as considerava impuras. Eles não podiam participar da comunidade. Era como se Deus os rejeitasse e as excluísse. Jesus as recebe e as cura imponde as mãos sobre cada uma delas. Assim é claro em que consiste a Boa Nova e Deus e o que ela quer realizar na vida das pessoas: acolher os marginalizados e os excluídos e integrá-los à convivência.“De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: ‘Tu é o Filho de Deus!’. Jesus os ameaçava e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias”. Naquele tempo, o título de Filho de Deus não tinha ainda a espessura e a profundidade que tem para nós hoje. Jesus não deixava falar os demônios. Não queria uma propaganda fácil marcada por expulsões espetaculares.
 
Lucas 4,42a: Permanecer unidos ao Pai por meio da oração. “Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedir que os deixasse”. Aqui Jesus aparece rezando. Realiza um esforço enorme para ter a disposição tempo e lugar próprios para a oração. Vai até um lugar deserto para poder estar a sós com deus. Muitas vezes, os evangelhos nos falam da oração de Jesus, no silêncio (Lc 3,21-22; 4,1-2.3-12; 5,15-16; 6,12; 9,18; 10,21; 5,16; 9,18; 11,1; 9,28;23,34; Mt 14,22-23; 26,38; Gv 11,41-42; 17,1-26; Mc 1,35; Lc 3,21-22). Através da oração ele mantém viva a consciência de sua missão.
 
Lucas 4,42b-44: Manter viva a consciência da própria missão e não pensar ao resultado. Jesus torna-se conhecido. As pessoas o seguem e não querem que ele vá embora. Jesus ao atende a este pedido e afirma: “Eu devo anunciar a boa nova do reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. Jesus tinha bem clara a sua missão. Não para com o resultado alcançado, mas quer manter bem viva a consciência de sua missão. É a missão recebida pelo Pai que o orienta quando toma decisões. Por isto ele foi enviado! E aqui no texto esta consciência tão viva aparece como fruto da oração.

 
Para uma avaliação pessoal
1. Jesus passava muito tempo rezando e estado a sós com o Pai e buscava este tempo. Eu dedico tempo à oração e a estar a sós com Deus?
2. Jesus tinha uma clara consciência de sua missão. E eu, cristão/ã, tenho consciência de ter alguma missão ou vivo sem missão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário