terça-feira, 3 de setembro de 2013

3ª-feira da 22ª Semana Tempo Comum



Jesus liberta as pessoas


Lucas 4,31-37

Naquele tempo:
31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e aí ensinava-os aos sábados.
32 As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento,
porque Jesus falava com autoridade.
33 Na sinagoga, havia um homem
possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz:
34 'O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir?
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!'
35 Jesus o ameaçou, dizendo:
'Cala-te, e sai dele!'
Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum.
36 O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si:
'Que palavra é essa?
Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem.'
37 E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.


Reflexão

No evangelho de hoje vemos de perto dois fatos: a admiração do povo pelo jeito de ensinar de Jesus a cura de um home possuído por um demônio impuro. Nem todos os evangelistas narram o fato do mesmo modo. Para Lucas, o primeiro milagre é a calma com a qual Jesus se livra da ameaça de morte por parte do povo de Nazaré (Lc 4,29-30) e a cura de um homem possuído (Lc 4,33-35). Para Mateus, o primeiro milagre é a cura dos doentes e dos endemoninhados (Mt 4,23) ou, mais significativamente, a cura de um hanseniano (leproso, Mt 8,1-4). Para Marcos, a expulsão de um demônio (Mc 1,23-26). Para João, o primeiro milagre foi em Caná, onde Jesus transformou a água em vinho (Jo 2,1-11). Assim, pelo jeito de narrar os fatos cada evangelista aponta qual foi para ele a maior preocupação de Jesus. 
 
Lucas 4,31: A mudança de Jesus para Cafarnaum: “Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados”. Mateus afirma que Jesus foi viver em Cafarnaum (Mt 4,13). Mudou de residência. Cafarnaum era uma pequena cidade no encontro de duas importantes estradas: aquela que vinha da Ásia Menor e descia na direção de Pedra no sul da Transjordânia, e a outra que vinha da região dos dois rios: o Tigres e o Eufrates e ia para o Egito, tocando a costa do Mar Mediterrâneo. A mudança para Cafarnaum facilitava o contato com as pessoas e a divulgação da Boa Nova.
 
Lucas 4,32: Admiração das pessoas pelo ensino de Jesus. A primeira coisa que as pessoas percebem é que Jesus ensina de modo bem diferente dos outros mestres. Impressiona não tanto pelo conteudo, quando pelo seu jeito de ensinar: “Jesus falava com autoridade”. Marcos acrescenta que este seu jeito diferente de ensinar, Jesus criava uma consciência crítica entre as pessoas em relação às autoridades religiosas de seu tempo. As pessoas percebem e comparam: “Ensinava com autoridade, diferente dos escribas” (Mc 1,22.27). Os escribas da época ensinavam citando as autoridades. Jesus não cita nenhuma autoridade, mas sim de sua experiência de Deus e de sua vida.

 
Lucas 4,33-35: Jesus lua contra o poder do mal. O primeiro milagre é a expulsão de um demônio. O poder do mal tomava posse das pessoas, esmagando-as. Jesus devolve as pessoas a si mesmas, devolve-lhes sua consciência e a liberdade. E faz isso graças à força de sua palavra: “Cala-te e sai dele!” E em outra ocasião afirma: “Se no entanto expulso os demônio com o dedo de Deus, chegou , então, até vós, o reino de Deus” (Lc 11,20). Também hoje, muitas pessoas vivem alienadas de si mesmas, esmagadas pelos meios de comunicação, pela propaganda do governo e do comércio. Vivem escravas do consumismo, oprimidas pelas dívidas e ameaçadas pelos credores. As pessoas pensam que não vive bem se não possui tudo o que a propaganda anuncia. Não é fácil expulsar este poder que hoje aliena tantas pessoas e devolver a elas sua integridade.
 
Lucas 4,36-37: A reação das pessoas: ordena aos espíritos impuros. Jesus ao só tem um jeito diferente de ensinar as coisas de Deus, mas provoca também admiração nas pessoas pelo seu poder sobre os espíritos impuros: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem!” Jesus abre um novo caminho de modo que o povo possa se colocar diante de Deus para rezar e receber a bênção prometida a Abraão. Devia antes se purificar. Existiam muitas leis e normas que tornavam difícil a vida do povo e marginalizavam muitas pessoas, consideradas impuras. Mas agora, purificadas pela fé em Jesus, as pessoas podia, novamente se colocar na presença de Deus e rezá-lo, sem necessidade se recorrer às normas de pureza complicadas e na maioria das vezes dispendiosas.

 
Para uma avaliação pessoal
1. Jesus causa admiração entre as pessoas. A atuação da nossa comunidade no bairro causa admiração entre as pessoas? Que tipo de admiração?
2. Jesus expulsa o poder do mal e devolve as pessoas a si mesmas. Hoje muitas pessoas vivem alienadas de tudo e de todos. Como devolvê-las a si mesmas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário