segunda-feira, 11 de março de 2013

O Evangelho do Dia - 11/03/2013

Ano C - DIA 11/03

"Podes ir, teu filho vive" - Jo 4,43-54


Passados os dois dias, Jesus foi para a Galileia. (Jesus mesmo tinha declarado que um profeta não é reconhecido em sua própria terra.) Quando chegou à Galileia, os galileus o receberam bem, porque tinham visto tudo o que fizera em Jerusalém, por ocasião da festa. [...] Jesus voltou a Caná da Galileia, onde tinha mudado a água em vinho. Havia um funcionário do rei, cujo filho se encontrava doente. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, ele foi ao encontro dele e pediu-lhe que descesse até Cafarnaum para curar seu filho, que estava à morte. Jesus lhe disse: \"Se não virdes sinais e prodígios, nunca acreditareis\". O funcionário do rei disse: \"Senhor, desce, antes que meu filho morra!\" Ele respondeu: \"Podes ir, teu filho vive\". O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. Enquanto descia para Cafarnaum, os empregados foram-lhe ao encontro para dizer que seu filho vivia. O funcionário do rei perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: \"Ontem, à uma da tarde, a febre passou\". O pai verificou que era nessa hora que Jesus lhe tinha dito: \"Teu filho vive\". Ele passou a crer, com sua família. Também este segundo sinal, Jesus o fez depois de voltar da Judeia para a Galileia.

 Leitura Orante


Oração Inicial


Preparo-me, pedindo a luz do Espírito para mim
e para todos que aqui se encontram para bem acolher a Palavra.
Espírito de verdade, a ti consagro a mente
e meus pensamentos: iluminai-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho. Dá-me a sabedoria


1- Leitura (Verdade)


- O que a Palavra diz? Leio com atenção, na Bíblia, o Evangelho de hoje: Jo 4,43-54.
Esse foi o segundo milagre que Jesus fez depois de ter ido da Judéia para a Galileia.
O primeiro sinal de Jesus aconteceu no casamento em Caná, quando transformou água em vinho. No texto está o segundo sinal, também em Caná. A palavra Caná quer dizer \"adquirir\". Jesus está adquirindo para Deus um povo. No primeiro sinal faltava vinho, no segundo falta vida. Nos dois sinais Jesus transforma carência de vinho e de vida em abundância. Em ambos os sinais o resultado é aumento de fé para os discípulos e adesão do pagão e sua família a Jesus. Os sinais despertam a fé.


2- Meditação (Caminho)


- O que a Palavra diz para mim?
Quais são os sinais de Deus na minha vida. Aumentam a minha fé, minha adesão? Como?

Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: \"Também encontramos Jesus Cristo, de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes os pobres e os que sofrem realmente nos evangelizam! No reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos encontra-se a fidelidade da Igreja a Jesus Cristo. O encontro com Jesus Cristo através dos pobres é uma dimensão constitutiva de nossa fé em Jesus Cristo. Da contemplação do rosto sofredor de Cristo neles e do encontro com Ele nos aflitos e marginalizados, cuja imensa dignidade Ele mesmo nos revela, surge nossa opção por eles. A mesma união a Jesus Cristo é a que nos faz amigos dos pobres e solidários com seu destino.\" (DAp 257).
Faço meu exame de consciência sobre minha fé e compromisso cristão.


3- Oração (Vida)


- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Senhor, eu creio e agradeço pelos teus sinais, mas aumenta a minha fé.
Rezo com toda Igreja, a

Oração oficial da CF 2013

Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...


4- Contemplação (Vida e Missão)


- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou estar com o olhar desperto para ver os sinais de Deus na minha vida e na vida das oitras pessoas.


Bênção


- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sugestões:
- Campanha da Fraternidade 2013 - Veja informações no blog:
http://comunicacatequese.blogspot.com.br/

- Veja a mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma em
http://paulinascomunica.blogspot.com/

- Faça o Retiro de Quaresma e Páscoa seguindo o blog
http://viverecomunicarcristo.blogspot.com

Ir. Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário