sexta-feira, 29 de março de 2013


Sexta-feira da Semana Santa - Paixão do Senhor


João 18,1-19,42
 
Naquele tempo:1 Jesus saiu com os discípulos para o outro lado da torrente do Cedron.Havia aí um jardim, onde ele entrou com os discípulos.2 Também Judas, o traidor, conhecia o lugar,
porque Jesus costumava reunir-se aí com os seus discípulos.3 Judas levou consigo um destacamento de soldadose alguns guardas dos sumos sacerdotes e fariseus,e chegou ali com lanternas, tochas e armas.4 Então Jesus, consciente de tudo o que ia acontecer,saiu ao encontro deles e disse: 'A quem procurais?'
5 Responderam: 'A Jesus, o nazareno'.Ele disse: 'Sou eu'. Judas, o traidor, estava junto com eles.6 Quando Jesus disse: 'Sou eu', eles recuaram e caíram por terra.7 De novo lhes perguntou: 'A quem procurais?'Eles responderam: 'A Jesus, o nazareno'.8 Jesus respondeu: 'Já vos disse que sou eu.Se é a mim que procurais, então deixai que estes se retirem'.
9 Assim se realizava a palavra que Jesus tinha dito:'Não perdi nenhum daqueles que me confiaste'.10 Simão Pedro, que trazia uma espada consigo,puxou dela e feriu o servo do sumo sacerdote,cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco.11 Então Jesus disse a Pedro:'Guarda a tua espada na bainha. Não vou beber o cálice que o Pai me deu?'
 

12 Então, os soldados, o comandante e os guardas dosjudeus prenderam Jesus e o amarraram.13 Conduziram-no primeiro a Anás, que era o sogro deCaifás, o sumo sacerdote naquele ano.14 Foi Caifás que deu aos judeus o conselho: 'É preferível que um só morra pelo povo'.15 Simão Pedro e um outro discípulo seguiam Jesus.Esse discípulo era conhecido do sumo sacerdotee entrou com Jesus no pátio do sumo sacerdote.16 Pedro ficou fora, perto da porta.Então o outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, saiu,conversou com a encarregada da porta e levou Pedro para dentro.17 A criada que guardava a porta disse a Pedro:'Não pertences também tu aos discípulos desse homem?'Ele respondeu: 'Não'.18 Os empregados e os guardas fizeram uma fogueirae estavam-se aquecendo, pois fazia frio. Pedro ficou com eles, aquecendo-se.19 Entretanto, o sumo sacerdote interrogou Jesusa respeito de seus discípulos e de seu ensinamento.20 Jesus lhe respondeu: 'Eu falei às claras ao mundo. Ensinei sempre na sinagoga e no Templo, onde todos os judeus se reúnem. Nada falei às escondidas.
21 Por que me interrogas? Pergunta aos que ouviram o que falei; eles sabem o que eu disse.'
22 Quando Jesus falou isso, um dos guardas que ali estavadeu-lhe uma bofetada, dizendo: 'É assim que respondes ao sumo sacerdote?'23 Respondeu-lhe Jesus: 'Se respondi mal, mostra em quê;mas, se falei bem, por que me bates?'
24 Então, Anás enviou Jesus amarrado para Caifás, o sumo sacerdote.
 

25 Simão Pedro continuava lá, em pé, aquecendo-se. Disseram-lhe:'Não és tu, também, um dos discípulos dele?'Pedro negou: 'Não!'26 Então um dos empregados do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha cortado a orelha, disse: 'Será que não te vi no jardim com ele?'27 Novamente Pedro negou. E na mesma hora, o galo cantou.

28 De Caifás, levaram Jesus ao palácio do governador. Era de manhã cedo.Eles mesmos não entraram no palácio,para não ficarem impuros e poderem comer a páscoa.29 Então Pilatos saiu ao encontro deles e disse:'Que acusação apresentais contra este homem?'30 Eles responderam: 'Se não fosse malfeitor, não o teríamos entregue a ti!'31 Pilatos disse: 'Tomai-o vós mesmos e julgai-o de acordo com a vossa lei.'Os judeus lhe responderam: 'Nós não podemos condenar ninguém à morte'.32 Assim se realizava o que Jesus tinha dito,significando de que morte havia de morrer.33 Então Pilatos entrou de novo no palácio, chamou Jesus e perguntou-lhe:'Tu és o rei dos judeus?'34 Jesus respondeu: 'Estás dizendo isto por ti mesmo,ou outros te disseram isto de mim?'
  35 Pilatos falou: 'Por acaso, sou judeu?O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?'.36 Jesus respondeu: 'O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus.Mas o meu reino não é daqui.'
37 Pilatos disse a Jesus: 'Então tu és rei?'Jesus respondeu: 'Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto:para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz.'
38 Pilatos disse a Jesus: 'O que é a verdade?'Ao dizer isso, Pilatos saiu ao encontro dos judeus,e disse-lhes: 'Eu não encontro nenhuma culpa nele.39 Mas existe entre vós um costume, que pela Páscoa eu vos solte um preso.Quereis que vos solte o rei dos Judeus?'40 Então, começaram a gritar de novo: 'Este não, mas Barrabás!' Barrabás era um bandido.

19,1 Então Pilatos mandou flagelar Jesus.2 Os soldados teceram uma coroa de espinhos e colocaram-na na cabeça de Jesus.Vestiram-no com um manto vermelho,3 aproximavam-se dele e diziam:'Viva o rei dos judeus!' E davam-lhe bofetadas.4 Pilatos saíu de novo e disse aos judeus: 'Olhai, eu o trago aqui fora, diante de vós,para que saibais que não encontro nele crime algum.'5 Então Jesus veio para fora, trazendo a coroa de espinhos e o manto vermelho.Pilatos disse-lhes: 'Eis o homem!'6 Quando viram Jesus, os sumos sacerdotes e os guardas começaram a gritar:'Crucifica-o! Crucifica-o!'Pilatos respondeu: 'Levai-o vós mesmos para ocrucificar, pois eu não encontro nele crime algum.'7 Os judeus responderam: 'Nós temos uma Lei,e, segundo esta Lei, ele deve morrer, porque se fez Filho de Deus'.8 Ao ouvir estas palavras, Pilatos ficou com mais medo ainda.9 Entrou outra vez no palácio e perguntou a Jesus: 'De onde és tu?'Jesus ficou calado.10 Então Pilatos disse: 'Não me respondes?Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?'11 Jesus respondeu: 'Tu não terias autoridade alguma sobre mim, se ela não te fosse dada do alto. Quem me entregou a ti, portanto, tem culpa maior.'
 

12 Por causa disso, Pilatos procurava soltar Jesus. Mas os judeus gritavam:'Se soltas este homem, não és amigo de César.Todo aquele que se faz rei, declara-se contra César'.13 Ouvindo estas palavras, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal,no lugar chamado 'Pavimento', em hebraico 'Gábata'.14 Era o dia da preparação da Páscoa, por volta do meio-dia.Pilatos disse aos judeus: 'Eis o vosso rei!'15 Eles, porém, gritavam: 'Fora! Fora! Crucifica-o!'Pilatos disse: 'Hei de crucificar o vosso rei?'Os sumos sacerdotes responderam: 'Não temos outro rei senão César'.16 Então Pilatos entregou Jesus para ser crucificado, e eles o levaram.
 

17 Jesus tomou a cruz sobre si e saiu para o lugar chamado 'Calvário',em hebraico 'Gólgota'.18 Ali o crucificaram, com outros dois: um de cada lado, e Jesus no meio.19 Pilatos mandou ainda escrever um letreiroe colocá-lo na cruz; nele estava escrito: 'Jesus o Nazareno, o Rei dos Judeus'.20 Muitos judeus puderam ver o letreiro, porque o lugar em que Jesus foi crucificado ficava perto da cidade. O letreiro estava escrito em hebraico, latim e grego.21 Então os sumos sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos:
'Não escrevas 'O Rei dos Judeus', mas sim o que ele disse: 'Eu sou o Rei dos judeus'.'22 Pilatos respondeu: 'O que escrevi, está escrito'.
 

23 Depois que crucificaram Jesus,
os soldados repartiram a sua roupa em quatro partes,uma parte para cada soldado.
Quanto à túnica, esta era tecida sem costura, em peça única de alto a baixo.24 Disseram então entre si: 'Não vamos dividir a túnica. Tiremos a sorte para ver de quem será'. Assim se cumpria a Escritura que diz: 'Repartiram entre si as minhas vestese lançaram sorte sobre a minha túnica'. Assim procederam os soldados.
25 Perto da cruz de Jesus, estavam de péa sua mãe, a irmó da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.26 Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo queele amava, disse à mãe: 'Mulher, este é o teu filho'.
27 Depois disse ao discípulo: 'Esta é a tua mãe'.
Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.
28 Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado,e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: 'Tenho sede'.
29 Havia ali uma jarra cheia de vinagre. 
Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus.30 Ele tomou o vinagre e disse: 'Tudo está consumado'.
E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

31 Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.32 Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outroque foram crucificados com Jesus.33 Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estavamorto, não lhe quebraram as pernas;34 mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.35 Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro;
e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis.36 Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz:
'Não quebrarão nenhum dos seus ossos'.37 E outra Escritura ainda diz: 'Olharão para aquele que transpassaram'.

38 Depois disso, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus - mas às escondidas, por medo dos judeus - pediu a Pilatos para tirar o corpo de Jesus.Pilatos consentiu. Então José veio tirar o corpo de Jesus.39 Chegou também Nicodemos, o mesmo que antes tinha ido a Jesus de noite.Trouxe uns trinta quilos de perfume feito de mirra e aloés.40 Então tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no, com os aromas, em faixas de linho,como os judeus costumam sepultar.41 No lugar onde Jesus foi crucificado, havia um jardim e, no jardim, um túmulo novo,onde ainda ninguém tinha sido sepultado.42 Por causa da preparação da Páscoa, e como o túmuloestava perto, foi ali que colocaram Jesus.
 


REFLEXÃO 1:
 
JESUS SENHOR DE SUA SORTE. Queria propor juntar-nos com o espírito de Maria, sob a cruz de Jesus. Ela mulher forte que percorreu todo o significado deste acontecimento da paixão e morte do Senhor, nos ajudará a ter um olhar contemplativo sobre o Crucificado (Jo 19,25-27). Encontramo-nos no capítulo 19 do Evangelho de João, que começa com a cena da flagelação e da coroação de espinhos. Pilatos apresenta Jesus aos sumos sacerdotes e aos guardas: “Jesus Nazareno, o rei dos Judeus” que gritam sua morte na cruz (Jo 19,6). Começa assim para Jesus o caminho da cruz para o Gólgota, onde será crucificado. Na narração da paixão segundo João, Jesus se revela senhor de si mesmo, controlando assim tudo o que lhe acontece. O texto joanista é cheio de frases que indicam esta realidade teológica, de Jesus que oferece sua vida. Os acontecimentos da paixão Ele os sofre ativamente e não passivamente. Trazemos aqui apenas alguns exemplos sublinhando algumas frases e palavras. O leitor pode encontrar outras:
Então Jesus, conhecendo tudo o que ia suceder se adianta e lhes pergunta: “A quem procura?”. Responderam-Lhe: “Jesus de Nazaré!”. Disse-lhes: “Eu sou!”. Judas o que lhe entregara também estava com eles. Quando lhes disse: “Eu sou” retrocederam e caíram por terra. Perguntou-lhes de novo: “A quem procuram?”. Responderam-Lhe: “Jesus o Nazareno!”. Jesus respondeu “Já lhes disse que “eu sou”, deixem os outros irem”. Assim se cumprirá o que havia dito: “dos que me foram dados, nenhum se perdeu” (Jo 18,4-9).
 
“ENTÃO JESUS SAIU, LEVANDO A COROA DE ESPINHOS E O MANTO DE PÚRPURA” (Jo 19,15). Disse a Pilatos: “Não terias poder nenhum sobre mim, se não te fosse dado do alto” (Jo 19,11). Também sobre a cruz Jesus toma parte ativa em sua morte, ao se deixa matar como os ladrões aos quais são quebradas as pernas (Jo 19,31-33); ao contrário entrega seu espírito (Jo 19,30). São muito importantes os detalhes apontados pelo evangelista: “Jesus então, vendo sua Mãe e ali junto dela o discípulo a quem amava, disse a sua Mãe: Mulher, eis aí teu filho!. Em seguida disse ao discípulo: Eis ai tua Mãe!” (Jo 19,26-27). Estas simples palavras de Jesus têm o peso da revelação, palavras com as quais, Ele nos revela sua vontade: “eis ai teu filho”; “eis ai tua Mãe”. Palavras que nos enviam para aquelas pronunciadas por Pilatos: “Eis ai o Homem” (Jo 19,5). Aqui Jesus, a partir da cruz, seu trono, revela sua vontade e seu amor por todos nós. Ele é o cordeiro de Deus, o pastor que dá sua vida pelas ovelhas. Naquele momento, na cruz Ele faz nascer a Igreja, representada por sua mãe Maria, sua irmã, Maria de Cleófas e Maria Madalena com o discípulo amado (Jo 19,25).
 
DISCÍPULOS AMADOS E FIÉIS. O quarto evangelho especifica que estes discípulos “estavam junto à cruz” (Jo 25-26). Um detalhe de profundo significado. Só o quarto evangelho narra estas cinco pessoas estavam junto à cruz. Os outros evangelistas não especificam. Lucas, por exemplo, narra que todos aqueles que o conheciam o seguiam de longe (Lc 23,49). Também Mateus conta que muitas mulheres seguiam de longe estes acontecimentos. Estas mulheres haviam seguido Jesus desde a Galiliéia e lhe serviam. Porém, agora o seguiam de longe (Mt 27,55-56). Marcos como Mateus, não nos dá os nomes daqueles que de longe observavam a morte de Jesus (Mc 15,40-41). Só o quarto evangelho especifica que a Mãe de Jesus com outras mulheres e o discípulo amado “estavam junto à cruz”. Estavam ali, como servos diante de seu Senhor. Estão valorosamente presentes no momento em que Jesus declara que “tudo estava consumado” (Jo 19,30). A Mãe de Jesus está presente quando a “hora havia chegado”. Àquela hora pré-anunciada nas bodas de Caná (Jo 2,1ss). O quarto evangelho havia anotado também naquele momento que “a Mãe de Jesus estava ali” (Jo 2,1). Por isto, aquele que permanece fiel ao Senhor em sua sorte é o discípulo amado. O evangelista deixa no anonimato este discípulo de modo que qualquer um de nós possa ser refletido nele que conheceu os mistérios do Senhor, apoiando sua cabeça sobre o peito de Jesus durante a última ceia.
 
PARA REFLEXÃO PESSOAL
• Leia outra vez o texto do evangelho, e busque na Bíblia todos os textos citados na leitura. Tente encontrar outros textos paralelos que te ajudem a penetrar a fundo o texto d meditação.
• Com teu espírito, ajudado pela leitura orante do relato de João, visite os lugares da Paixão, pare diante do Calvário para aproveitar com Maria e o discípulo amado o acontecimento da Paixão.
• O que é que mais chamou tua atenção?
• Qual é o sentimento que provoca em você o relato da Paixão?
• O que é que significa para você o fato de que Jesus padece ativamente sua Paixão?
 
 
Reflexão 2:
 
A quem procurais? Eles responderam: Jesus o Nazareno” (18, 5);
Qual a razão de se procurar Jesus de Nazaré? Aqueles homens o procuravam para eliminá-lo, pois Jesus, assumir-se como Messias, parecia para aquelas pessoas algo de inaceitável. Parecia-lhes uma grande presunção, uma farsa a ser punida com pena máxima. Você já pensou a razão de procurar Jesus? Ou nunca pensou? Ou pensou só as vezes? Você procura Jesus só para resolver problemas, sentir-se bem, buscar uma realização pessoal muito fechada no seu mundinho? Mas, felizmente, no curso destes dois mil anos, há pessoas que procuram Jesus, pois acreditam no seu amor, na sua verdade, na sua missão e assumem, pela graça, a identidade de cristãos, isto é, discípulos amados do Senhor. E por serem amados, amam, isto é, dão a vida, gastam a vida fazendo o bem, iluminando, ajudando!
“Não vou beber o cálice que o Pai me deu?” (18, 11);
Beber o cálice! O cálice da ira de Deus, o cálice da sua justa indignação com o pecado humano, o mesmo que a humanidade deveria beber e assim, satisfazer a justiça divina. Mas, Ele o fez e quem aderir ao seu projeto, receberá o dom do Seu Espírito e a vida divina brilhará e resplandecerá em quem o aderir. Cumprem-se, assim, as palavras da Escritura: “É preferível que um só morra pelo povo” (18, 14); Você é daqueles que fogem dos problemas, das dores, dos desafios, da cruz? Ou assume, sem vitimismos tendo em vista um bem maior, isto é, completar na sua carne o que falta à paixão de Cristo?
“O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui. (...). Jesus respondeu (a Pilatos): Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz” (18, 36.37b);
Venha a nós o vosso Reino, ensinou-nos Jesus a pedir! Este Reino é o que se encarna na história, mas não estaciona nas categorias de tempo e de espaço, mas as transcende, as ultrapassa. Jesus é Rei, é soberano, é o supremo, mas de forma alguma identificará a sua messianidade com as realidades presentes! Quantos equívocos de tantos do passado e do presente que acham que ao resolver os problemas sociais e políticos, promover humanamente as pessoas, o ideal do Reino foi atingido! O Reino não acontecerá se tais metas forem atingidas, mas o coração humano não aderir intimamente a Jesus, ao seu projeto salvífico, na realização plena de seus desígnios de amor e de poder. Nosso Senhor é a verdade e por isso quem o escuta, aderindo-O, plenifica-se, atinge a grande meta! Escutar sua voz, sim, para acolher sua Palavra santa e poderosa. Um escutar que está intrinsecamente ligado ao aderir incondicionalmente, existencialmente ao Mestre, seguindo-O, isto é, imitando-O. Qual a sua compreensão do Reino de Deus? É um reino de facilidades ou um Reino de compromisso, de felicidade autêntica vivida na oferta generosa da vida?
(disse Pilatos): “Olhai, eu o trago aqui fora, diante de vós, para que saibais que não encontro nele crime algum” (19, 4) .
Eis uma declaração da inocência de Nosso Senhor. Pilatos é iníquo, profundamente covarde, vende sua consciência em função de seus medos gerados pelo seu cargo, sua função. É permissivo ante a pressão da corja insana que o inquieta e pressiona. E eu, você, abrimos mão da verdade, da nossa adesão a Cristo em função de interesses pessoais, de seguranças humanas, de hesitações e medos oriundos do respeito humano? E você, condenou Jesus por medo, covardia, interesses humanos egoístas, mesquinharia besta?
“Não tinhas autoridade alguma sobre mim, se ela não te fosse dada do alto. Quem me entregou a ti, portanto, tem culpa maior” (19, 11);
Toda autoridade é dada do alto. Se não fosse dada do alto, tal autoridade não teria sido dada a Pilatos. Uma visão de fé, sem dúvida, geradora da submissão de Jesus. Ele sabe que por detrás das determinações da autoridade, os desígnios do Pai se cumprirão; mas uma constatação é preciso fazer, a saber, que todos quantos são revestidos de autoridade, são necessariamente chamados a responder por seus atos de modo muito particular. As autoridades: promoveram as pessoas plenamente, buscaram o bem delas ou as impediram ou criaram obstáculos para que elas fossem autenticamente felizes, se encontrassem com Deus e sua verdade libertadora, em suma, fossem salvas do pecado e libertadas do demônio? Você é obediente? Faz uma leitura sobrenatural do que lhe acontece? Como você interpreta a vida, os acontecimentos? Isso lhe deixa passivo ou comprometido em fazer o Reino de Deus acontecer?
“Eis o vosso rei!” (19, 15); (Disse Jesus para Maria): “Mulher eis o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é tua mãe”. Dessa hora em diante o discípulo a acolheu consigo (19, 26b-27);
Uma das páginas mais preciosas! Maria é-nos dada na dor suprema da cruz! Ela, com sua sublime maternidade, faz-nos irmãos de Jesus! Ser filho de Maria é um jeito muito concreto de ser filho de Deus, pois Ela nos inserirá com grande fecundidade na vontade do Pai, cujo cumprimento ela tornou-se perita, especialista. Maria, a discípula, a Mãe, a intercessora, a auxiliadora, o modelo. Acolhê-la em casa tem um simbolismo forte, eloqüente, pois significa assumi-la na vida, na própria história, fazendo-se servo do Senhor, escravos da Palavra, empenhados decisivamente em fazer tudo o que Jesus nos disser. Nunca seremos gratos o suficiente a Jesus por ter-nos dada a sua Mãe para ser também nossa Mãe. Você se comporta como filho de Maria? Levou Maria para sua vida? Entendeu que o verdadeiro filho de Maria é um alguém que está aos pés da cruz, isto é, assume-se como um discípulo amado de Jesus?
“Tenho sede” (19, 28);
“Deus tem sede que tenhamos sede dele” (Agostinho). Sede do amor das criaturas, dirá Teresinha do Menino Jesus. Mais que sede de água que certamente foi grande também.
“Tudo está consumado”. E inclinando a cabeça, entregou o espírito” (19, 30);
Toda a obra do Pai estava cumprida. O servo obediente foi até o fim. Jesus pendente da cruz, símbolo máximo e eficaz da obediência incondicional a Deus. Que vemos? Só amor, amor imenso, infinito, radical, um amor louco, indescritível. É olhar e apaixonar-se, é amar e seguir o Mestre carregando também a nossa cruz, sendo crucificados com Ele, sepultados com Ele para com Ele ressurgir. Qual a medida de tua sede de Deus? É grande como a vontade de beber água naqueles dias bem quentes? Tua fome de Deus é grande quanto a vontade de comer algo quando o estomago ronca por não ter nada?
(...), mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água” (19, 34);
Aqui nascemos, aqui vivemos, aqui amamos, aqui somos discípulos, daqui somos enviados e tornamo-nos missionários em seu nome e seu amor! O lado aberto de Jesus foi a fenda da rocha onde se esconderam os seus melhores amigos, os seus mais apaixonados discípulos, os seus mais ardentes missionários, os seus mais destemidos profetas, enfim, todas as almas esposas. É teu lugar!
“Não quebrarão nenhum dos seus ossos. E outra Escritura ainda diz: “Olharão para aquele que transpassaram” (19, 36-37);
Ele é o Cordeiro pascal e, por isso, nenhum osso lhe será quebrado. Sim, olharemos o traspassado. Contemplaremos e enxergaremos o seu amor incondicional, total. O onipotente fragilizou-se imensamente, o santíssimo assumiu as culpas dos pecadores, o perfeito e infinitamente são, deixou-se ferir e assumiu nossas dores. Nós O contemplamos! Com os olhos da fé, do amor, com os olhos interiores e deixamo-nos interpelar. Você olha pra Jesus crucificado? Que lições você colhe pra sua vida? Você consegue enxergar o amor de Deus lá na cruz? Além da dor, você contempla um grande AMOR?
No lugar onde Jesus foi crucificado, havia um jardim e, no jardim um túmulo novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado” (19, 41).
Um jardim. Lá no Éden, havia também um jardim: lá se consumou o pecado. Lá no túmulo, um jardim: lá se consumou a obediência. Começou um novo paraíso, inaugurado com o sepulcro que acolheu Quem matou a morte, quem está cheio de vida. Lembre-se das palavras de Paulo: "Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus" (Cl 3, 3). O jardim é o lugar do sepulcro foi palco da ressurreição, encheu-se de luz e vazio ficou! A esperança salva!
 
 
 
Reflexão 3: As sete palavras de Cristo na Cruz
Ao estudarmos os quatro evangelhos, encontramos as sete palavras de Jesus Cristo que, no auge de sua agonia e dor nos faz refletir a perfeição com que cumpre sua missão:
 
1) Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem (Lc 23, 34)
Esta oração é para que Deus perdoe a ignorância daqueles que o crucificavam: os soldados romanos e a multidão que o acusava. Reflete e confirma uma exortação anterior de Jesus, quando instava a seus seguidores que amassem e perdoassem seus inimigos (Mt 5,44). Remete-nos a oração do Pai-nosso em que nós mesmos colocamos a condição para que o Pai perdoe as nossas faltas: "perdoai as nossos ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".
 
2) "Em verdade eu te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23, 43)
São Lucas coloca no centro de sua narração o anúncio da salvação operada por Cristo, salvação que é a mais plena manifestação do amor de Deus. No diálogo de Cristo com o ladrão o que se deixa notar é o anseio de, mesmo na cruz, Jesus pregar a conversão e a salvação aos homens. Poderíamos nos perguntar: o Crucificado deveria salvar a quem nesse momento de extrema agonia? Humanamente responderíamos que era Ele mesmo, mas ele não salva a si mesmo, mas os pecadores que se convertem e confiam nele. Assim a cruz se torna local de transfiguração do rosto salvador de Deus. A salvação de Deus é operada não porque ele tira Jesus da cruz livrando-o da vergonha e da humilhação, mas pelo fato de permanecer mesmo nas horas mais extremas fiel ao amor. A salvação vem para aqueles que estão abertos aos planos de Deus: o primeiro ladrão se associou aos chefes e soldados, ele queria, assim como muitos judeus, uma manifestação espetacular de Jesus, já o segundo mostra numa atitude de piedade a confiança em Cristo. “O ‘lembra-te de mim’ é uma oração que, na tradição religiosa bíblica e judaica, os moribundos e os homens perseguidos pela desgraça dirigem a Deus”. Jesus é reconhecido por ele num momento de extrema humilhação e rebaixamento, num momento em que Jesus é visto como um “derrotado”. Jesus se dirige ao ladrão decidido: garante-lhe a salvação ainda hoje por causa desse lindo gesto de arrependimento e volta do coração ao Senhor. Da boca de Jesus crucificado é escutado o pronunciamento de salvação para todos aqueles que se convertem e se arrependem de seus pecados. Esse fato não é contraditório com a vida de Jesus, pois ele “veio procurar o que estava perdido, chamar os pecadores à conversão” (Lc 5, 32). “Não há situação humana de miséria e de pecado que exclua alguém da salvação; também para o bandido que morre por causa de seus delitos há esperança de futuro”.
 
3) "Mulher, eis aí teu filho; olha aí a tua mãe." (João 19,26-27).
Seguindo as últimas palavras de Jesus na cruz notamos uma presença no Gólgota de singular importância: a presença da mãe e do discípulo amado de Jesus. Maria é uma mulher forte, corajosa e confiante nos planos de Deus; se no dia da anunciação ela teve a alegria de o receber no seu ventre, agora ela o entrega novamente ao Pai. Na cruz de seu Filho “encerra” a missão de mãe terrena de Jesus, mas uma nova missão é assumida: simbolicamente a Igreja está presente no momento da crucificção através de Maria e João; Maria torna-se mãe do discípulo e de todos os discípulos. Ela agora é mãe da Igreja nascente e João representa cada cristão, de todas as épocas, que recebe a mãe do Senhor como sua mãe. “O último ato de Jesus antes de morrer tem sido formar o povo messiânico, fundar a Igreja na pessoa da mãe e do discípulo amado”. Por isso, na adoração da cruz na sexta-feira santa, as duas velas que ficam ao lado da Cruz para ser adorada simbolizam Maria e João que destemidamente estiveram sempre ao lado de Jesus.
 
4) "Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" (Mt 27,46 e Mc 15,34).
Expressa o sentimento de total abandono experimentado por Jesus em seu sacrifício e a necessidade de enfrentar a agonia sem qualquer valimento, nem mesmo o divino, a fim de cumprir seu desígnio e realizar sua obra de salvação. O seu grito foi o extremo brado de toda a humanidade que, não raras vezes, se sente abandonada. Seu clamor ecoa toda a experiência da Antiga Aliança, onde vemos que muitas vezes os profetas e patriarcas também gritaram ao único Deus capaz de socorrê-los. Seu brado além de confirmar a verdade histórica mostra que não houve um abandono real por parte do Pai, mas sim uma sensação de abandono devido às circunstâncias extremas, pois, quanto mais amamos alguém e nele confiamos, mais atroz resulta a sensação de abandono.
 
5) "Tenho sede". (João 19,28)
Aqui fica patente a natureza humana de Jesus, não era uma reclamacão ou um pedido mas uma afirmação clara de que Ele era de carne osso, tinha fome sede como todos os humanos. E é por isso que Ele se compadece nós, pois Ele conhece todas as nossas dores (Hebreus 4:15 e 15). Sua sede, contudo, não fora saciada com água, mas com o acrimonioso vinagre dos nossos pecados. Experimentando o sabor final do pecado, sofre como se Ele fosse responsável por tudo o que houvesse acontecido. Sofre o abandono próprio dos pecadores. Ardendo em sede sofre não só as penas do pecado, mas também a culpa destes. Porém, sua ardente sede será saciada não com o amargo vinagre dos pecados por ele assumido, mas com água cândida da ressurreição que conduz a eternidade.
 
6) "Está consumado" (João 19,30)
Jesus declara que tudo o que devia ser feito foi cumprido, e é interpretada como um sinal de que a obra de salvação se tornará eficaz por intermédio de seu sacrifício em prol de todos os homens. A cena da morte é dominada pela idéia do cumprimento. Esta frase não quer dizer o fim de tudo, mas inicio de um todo salvífico que encerra com sua morte, inclusive e com ela inicia, exclusive. Vemos que a vontade do Pai foi realizada, em tudo perfeitamente. A cruz é momento no qual vemos a perfeita obediência de Jesus a vontade do Pai, a revelação do amor e a construção de uma comunhão. Pela obediência nos dá a salvação; pelo amor nos conduz a plenitude e pela comunhão nos faz o novo povo de Deus, que a partir de agora, não se perde na promessa, mas se encontra na efetivação plena do que Deus houvera prometido. A cruz torna-se assim, não um gesto como os outros, um cumprimento qualquer das Escrituras, mas o termo de toda a ação salvadora do pai para com os seus filhos. Sendo a cruz é a manifestação extremada de um amor infinito que o Pai e o filho possuem pela obra da criação.
 
7) "Pai, em tuas mãos entrego meu espírito". (Lucas 23,46)
Terminada sua agonia, Jesus se abandona aos cuidados de seu Pai e, assim fazendo, expira. Que coisa era consumada senão aquela que a profecia tanto tempo já havia predito? Santo Agostinho disse: “Uma vez que não permaneceu nada que, agora se devesse compreender antes de sua morte, e já que tinha o poder de dar a sua vida e retomá-la (Jo 10,18) fazendo se cumprir tudo aquilo que esperava que se cumprisse, abaixando a cabeça entrega o espírito.” Ao entregar o seu espírito, a obra do Pai foi levada a termo pelo sacrifício. Sacrifício este que, ao contrário dos sacrifícios da Antiga Aliança que eram oferecidos pelos homens e não mudavam sua realidade objetiva, torna-se agora sacrifício oferecido pelo próprio Pai que dá seu único Filho em sacrifício para consumar a obra da salvação, que nas palavras de Cristo expressa a majestade de sua missão consumada não somente em seus ditos, mas finalizada na eximia Cátedra de sua missão: a cruz!
 
Fonte: http://viverminhavocacao.blogspot.com.br/2013/03/sexta-feira-da-semana-santa-paixao-do.html

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