domingo, 24 de março de 2013

LITURGIA DO DOMINGO DE RAMOS - 24/03/2013


DOMINGO DE RAMOS

A celebração de hoje (24/03/2013), consta de duas partes. A primeira corresponde à comemoração da entrada do Senhor em Jerusalém como Messias (evangelho da benção dos ramos), despojado de todo triunfalismo e montando um jumentinho em atitude humilde e pacífica. A segunda parte corresponde à celebração da Eucaristia e oferece, na liturgia da Palavra, uma porta de entrada para a celebração da  Semana Santa. Jesus, sendo de condição divina quis igualar-se a nós entregando a sua vida por nós (evangelho) e garantindo-nos vida e esperança (1ª leitura). Por isso Ele foi elevado sobre todas as coisas (2ª leitura), e toda língua proclamará Jesus como Senhor.

Evangelho ( Benção dos Ramos e Procissão) : Lucas 19, 28-40

28 Depois de dizer essas coisas, Jesus partiu na frente deles, subindo para Jerusalém. 29 Quando Jesus se aproximou de Betfagé e de Betânia, perto do chamado monte das Oliveiras, enviou dois discípulos, 30 dizendo: «Vão até o povoado em frente. Quando vocês entrarem aí, vão encontrar, amarrado, um jumentinho que nunca foi montado. Desamarrem o animal e o tragam. 31 Se alguém lhes perguntar: 'Por que vocês o estão desamarrando?'vocês responderão:'Porque o Senhor precisa dele'.» 32 Os discípulos foram, e encontraram as coisas como Jesus havia dito. 33 Quando eles estavam desamarrando o jumentinho, os donos perguntaram: «Por que vocês estão desamarrando o jumentinho?» 34 Os discípulos responderam: «Porque o Senhor precisa dele.» 35 Então levaram o jumentinho a Jesus. Colocaram os próprios mantos sobre o jumentinho e fizeram Jesus montar. 36 Enquanto caminhavam, as pessoas estendiam os próprios mantos pelo caminho. 37 Quando Jesus estava junto à descida do monte das Oliveiras, toda a multidão de discípulos começaram, alegres, a louvar a Deus em voz alta, por todos os milagres que tinham visto. 38 E dizia: «Bendito seja aquele que vem como Rei, em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto do céu.» 39 No meio da multidão, alguns fariseus disseram a Jesus: «Mestre, manda que teus discípulos se calem.» 40 Jesus respondeu: «Eu digo a vocês: se eles se calarem, as pedras gritarão.»




Dia: 24/03/2013
Primeira Leitura: Isaías 50, 4-7

RAMOS E PAIXÃO DO SENHOR
(vermelho, creio, prefácio próprio - II semana do saltério)




Livro do Profeta Isaías:

4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.
5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 
6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.
7Mas o Senhor Deus é meu auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 

- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 21)

— Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? 
— Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

— Riem de mim todos aqueles que me veem,/ torcem os lábios e sacodem a cabeça:/ “Ao Senhor se confiou, ele o liberte/ e agora o salve, se é verdade que ele o ama!”
— Cães numerosos me rodeiam furiosos,/ e por um bando de malvados fui cercado./ Transpassaram minhas mãos e os meus pés/ e eu posso contar todos os meus ossos. 
— Eles repartem entre si as minhas vestes/ e sorteiam entre si a minha túnica./ Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe,/ ó minha força, vinde logo em meu socorro! 
— Anunciarei o vosso nome a meus irmãos/ e no meio da assembleia hei de louvar-vos!/ Vós, que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores,/ glorificai-o, descendentes de Jacó,/ e respeitai-o, toda a raça de Israel!


Segunda leitura (Filipenses 2,6-11)


Carta de São Paulo apóstolo aos Filipenses:

6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação,7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome.
10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho (Lucas 22,1423,56)

Lc 22, 14 Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos. 15 Disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. 16 Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus. 17 Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. 18 Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus. 19 Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 20Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós... 21 Entretanto, eis que a mão de quem me trai está à mesa comigo. 22 O Filho do Homem vai, segundo o que está determinado, mas ai daquele homem por quem ele é traído! 23 Perguntavam então os discípulos entre si quem deles seria o que tal haveria de fazer.
Lc 22, 56 Uma criada percebeu-o sentado junto ao fogo, encarou-o de perto e disse: Também este homem estava com ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário