quarta-feira, 14 de março de 2012

Papa na audiência geral: Oração para além das «dificuldades»


Cidade do Vaticano, 14 mar (SIR) – Bento XVI convidou hoje os católicos a rezarem sempre, apesar de suas “situações e dificuldade” ou “problemas pessoais”, durante a primeira catequese de um novo ciclo, dedicado à primeira comunidade cristã. O Papa dirigia-se a milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano, para a audiência pública desta semana. Admitindo que são as dificuldades as que levam, “muitas vezes”, os fiéis a procurarem “luz, conforto e ajuda” na oração, Bento XVI disse que, como a Virgem Maria, é importante “abrir as dimensões” dessa mesma oração, “dirigindo-se a Deus não apenas na necessidade ou só por nós próprios”. “Maria ensina-nos a necessidade da oração e indica como apenas com uma ligação constante, íntima, plena de amor com o seu Filho podemos sair da ‘nossa casa’ com coragem”, declarou. A vida humana, acrescentou, “atravessa diversas fases de passagem, muitas vezes difíceis e exigentes, que impõem escolhas inadiáveis, renúncias e sacrifícios”.
Em português, o Papa citou uma passagem dos Atos dos Apóstolos, primeiro livro do Novo Testamento depois dos quatro Evangelhos, na qual aparecem os discípulos reunidos com a mãe de Jesus, “à espera do Espírito Santo”, partilhando “a memória viva de Jesus na oração”. “Com esta atitude interior de escuta, Maria é capaz de ler a história, reconhecendo com humildade que é o Senhor quem tudo realiza”, referiu. Bento XVI deixou uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa: “Que esta peregrinação ao túmulo dos Apóstolos fortaleça, nos vossos corações, o sentir e o viver em Igreja, sob o terno olhar da Virgem Mãe”. “Com ela, aprendei a ler os sinais de Deus na História, para serdes construtores duma nova humanidade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário