segunda-feira, 26 de março de 2012

Papa denuncia perseguição aos cristãos


León, México, 26 mar (SIR) – Bento XVI denunciou na noite de ontem todas as formas de “perseguição” contra os católicos, criticando também a “marginalização ou desprezo” a que estes são votados nalgumas regiões do mundo.
O Papa falava durante a celebração das Vésperas, na Catedral de León, região central do México, manifestando preocupações “com as limitações impostas à liberdade da Igreja no cumprimento da sua missão”, tal como fizera no primeiro dia da sua visita a este país. Numa cerimônia destinada a mais de 200 bispos católicos de toda a América Latina e Caribe, Bento XVI convidou os prelados a estarem “do lado de quem é marginalizado pela violência, pelo poder ou por uma riqueza que ignora quem carece de quase tudo”.
O discurso papal sublinhou a importância da herança cristã na América Latina, num momento em que vários países da região completam 200 anos de independência política. “A fé católica marcou significativamente a vida, os costumes e a história deste Continente, onde muitas das suas nações estão comemorando o bicentenário da independência. É um momento histórico sobre o qual continua a brilhar o nome de Cristo”, prosseguiu. Aludindo aos “desafios e dificuldades de origem muito diversa” que estas comunidades devem enfrentar, o Papa quis deixar uma mensagem de esperança, afirmando que “não há motivos para render-se à prepotência do mal”.
“O mal não tem poder para isso”, destacou. Para o Papa, “a maldade e a ignorância dos homens não é capaz de travar o plano divino de salvação, a redenção”. A Igreja, acrescentou, é chamada a “abrir novos espaços e a ser “semente de esperança”, como resposta aos “sofrimentos e aspirações” dos seus povos. Bento XVI quis deixar uma palavra de “gratidão e admiração pelos que semeiam o Evangelho entre espinhos” e animou-os a “fazerem com que Nosso Senhor Jesus Cristo seja cada vez mais conhecido, amado e seguido nestas terras, sem se deixarem atemorizar pelas contrariedades”. O Papa pediu aos bispos maior atenção com a formação dos seminaristas e atenção a “atitudes contraproducentes” dos seus padres, procurando promover “um espírito de comunhão entre sacerdotes, religiosos e leigos, evitando divisões estéreis, críticas e suspeitas nocivas”. “Que a Mãe de Deus, invocada [na catedral] com o título de Maria Santíssima da Luz, dissipe as trevas do nosso mundo e ilumine o nosso caminho, para podermos confirmar na fé o povo latino-americano nas suas fadigas e aspirações”, concluiu.

Após a celebração, o governador de Guanajuato entrega a Bento XVI um dispositivo para acender, à distância, a iluminação do monumento ao Cristo Rei, situado no monte de Cubilete, centro geográfico do México, a mais de 2500 metros de altitude. Apesar de não ter visitado fisicamente o monumento, o Papa sobrevoou-o de helicóptero, ontem de manhã, antes de presidir à missa com que iniciou o programa de Domingo e na qual, segundo o porta-voz do Vaticano, estiveram presentes 640 mil pessoas. O último discurso de Bento XVI em solo mexicano vai ser proferido na cerimônia de despedida, às 09h00 (mais 3 de Brasília) desta segunda-feira, no aeroporto de Guanajuato, meia hora antes do início do vôo até Santiago de Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário