quinta-feira, 15 de março de 2012

Mistérios Luminosos – Quintas-feiras





1° Mistério: Contemplamos o Batismo de Jesus nas águas do Rio Jordão
“Jesus veio então da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça!”E João deixou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado”.” (Mt 3, 16-17)

2° Mistério: Contemplamos a  Bodas de Caná onde Jesus transforma a água em vinho
“No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava presente. Jesus e os discípulos também foram convidados , faltando o vinho, Maria informou a Jesus: “Eles não tem mais vinho!” Que é isso para ti e para mim mulher? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo; “Fazei tudo o que Ele vos disser!” Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!” E eles as encheram até a borda. Então disse: “Agora, tirai e lavai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: Todo mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardastes o vinho bom até agora” (Jo 2,1-10)

3° Mistério: Contemplamos O anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão
“Jesus veio para a Galileia, proclamando o Evangelho de Deus: Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho.” (Mc 1, 14-15).

4° Mistério: Contemplamos a Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo no Monte Tabor
“Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os a sós para um monte alto e afastado. E transfigurou-se diante deles. O Seu rosto resplandeceu como o sol e as Suas vestes tornaram-se brancas como a luz” (Mt 17, 1-2)

5° Mistério: Contemplamos a Santa Ceia e instituição da Eucaristia
“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: “Tonai e comei, isto é o Meu Corpo”. Tomou em seguida um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: “Bebei todos dele” (Mt 26, 26-27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário