O caminho para o Reino de Deus
A nova realidade do Reino é vivida a partir da conversão, pela opção a seus valores. A essência da conversão é o abandono do ideal de enriquecimento e consumo, pelo ideal e o compromisso com a vida fraterna, compassiva e partilhada com os mais pobres e excluídos pela própria sociedade de consumo.
Deus atende quem lhe pede coisas boas, que contribuem para o Reino. A conversão que leva ao abandono nas mãos de Deus, à adesão ao seu projeto de construção de um mundo novo, encontra na oração a confiança diante do futuro que se abre. Se os homens e mulheres não negam "pão e peixe" aos seus filhos, com muito mais razão Deus não negará as coisas boas aos que lhe pedirem. A partilha dos pães e peixes com Jesus, na montanha, será um sinal.
A sentença final, fazer aos outros o que quer que lhe façam, já era um patrimônio cultural universal de vários povos no tempo de Jesus. Jesus apresenta a vivência dos valores humanos que contribuem para a vida como sendo o caminho para o Reino e a vida eterna, sob a moção do Espírito que ele confere a todos.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, dá-me um coração grande, capaz de demonstrar um amor imenso ao meu semelhante, na total gratuidade e sem interpor restrições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário