segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Comentário do Evangelho

Jesus opta pela vida

O ensino de Jesus se faz por palavras e por sua prática. Ensinando em uma sinagoga, ele cura o homem com a mão seca, no qual estão representados todos os excluídos pelo sistema das sinagogas e do Templo. Os escribas e os fariseus, sabedores da prática de Jesus infringindo vários preceitos legais, observam Jesus para acusá-lo. Embora não externem suas intenções, Lucas menciona que Jesus conhece-lhes o pensamento. Como provocação, mas também em atenção ao homem da mão seca, Jesus o chama bem para o meio. A pergunta de Jesus se relaciona com "os dois caminhos", o caminho da vida ou o caminho da morte, do livro do Deuteronômio (Dt 30,15-19). Jesus, curando o homem, opta pela vida, enquanto os chefes religiosos da Judéia, ambiciosos e raivosos, optam pela morte.
Apesar de todas as ameaças e riscos, o caminho da vida, na solidariedade e na justiça, é o caminho do encontro com a vida eterna em Deus.


José Raimundo Oliva

Oração
Pai, abre minha mente para compreender tua santa vontade a fim de conformar minha vida com ela. E livra-me de qualquer tipo de preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário