terça-feira, 20 de setembro de 2011

O SERMÃO DE SEMPRE - Pe Zezinho scj

 Pe Zezinho scj


Lá se vai para o púlpito o bom padre Reprisius. Pregará mais uma não-homilia, É um bom sacerdote, homem de Deus, popular, carinhoso e atencioso para com o povo. Quase não teria defeito, não fosse sua dificuldade em ler livros e preparar sermões. Um colega seu disse que ele era assim no seminário. Não lia, não gostava de livros, mas sendo inteligente e gentil com todos, conseguiu se formar. Mas a teologia e a doutrina eram e são os seus fracos. Leva tudo na base da simpatia e do jeitão amigo e filial. O bispo desistiu de convencê-lo a abrir e ler algum livro. Ele simplesmente não lê. Nunca passa da vigésima página. Adquiriu o vírus nonlego, que entra no cérebro de alguns pregadores e nunca mais os deixam. Sua vítima odeia livros.

Pregadores que são vítimas desse terrível mal pregam sempre o mesmo sermão, com as mesmas palavras, as mesmas motivações, o mesmo esquema, o mesmo tema. Os fiéis já sabem tudo o que eles dirão porque faz anos que não dizem outra coisa! É o caso do Padre Reprisius. Para não parecer que não se prepararam fixam-se numa frase do evangelho, usam uma frase de alguém famoso que nem sempre lembram quem foi e, em cinco a doze minutos, terminam sua exortação com: Assim sendo irmão, portanto irmãos, Deus quer que sejamos cada dia mais...cada vez mais... O público respira aliviado após mais esta injeção de desânimo aplicada um pregador simpático que não traz conteúdo algum. Caixa d´água onde não entra água fresca, só pode dar água choca.

Dona Branca diz que preferiria que ele lesse um trecho do catecismo ou de alguma encíclica, mas ele nem lê, nem passa conteúdo novo da Igreja para os fiéis. Infalivelmente conta historinhas sobre ele, seus amigos e sua família. Homilia, mesmo, os fiéis mais cultos e versados em catequese e liturgia garantem que nunca o viam pregar.

Esses dias, alguém fez a conta. Ele tem 14 anos de padre e pregador. Até agora, por sua mania e incapacidade de ler livros e temas políticos, sociais, filosóficos, antropológicos e teológicos faz mais de 4 mil dias que ele não prega uma homilia. É que homilia sem conteúdo bíblico e catequético não é homilia!

http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário