sábado, 3 de setembro de 2011

BENDITO É O FRUTO DE VOSSO VENTRE

Ave-Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco
Bendita sois vóis entre as mulheres

E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria Mãe de Deus,
Rogai por nós os pecadores
Agora e na hora de nossa morte. Amém



Salve Rainha, Mãe de Misericórdia
Vida, doçura e esperança nossa, Salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva
A Vós suspiramos, gemendo e chorando
neste Vale de Lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa
Esses Vossos olhos misericordiosos
A nós volvei!
E depois desse desterro,
Mostrai-nos
Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre
Ó Clemente,
Ó Piedosa,
Ó Doce Sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

BENDITO É O FRUTO DE VOSSO VENTRE

“Bendito é o fruto de vosso ventre”, foi a frase dita por Isabel, prima de Maria, quando a viu chegar em sua casa. Logo depois, no magnificat, Maria louva a Deus por causa do fruto que carrega em seu ventre. Ela entende que Deus se faz corpo pelo seu corpo. O divino se faz humano e faz a humanidade se descobrir divina.
No livro do Genesis, ao apanhar o fruto da árvore proibida, Eva desejou três coisas: primeiro, que ela e Adão fossem deuses, para conhecerem o bem e o mal. Enganados pelo mal se afastaram de Deus. A Virgem Maria, ao contrário, acolheu Deus no seu ventre e conheceu a diferença entre o bem o mal.
O segundo desejo de Eva foi o prazer, mas não o encontrou no fruto da árvore, e imediatamente viu que estava nua e a dor entrou em sua vida. A Virgem Maria, no fruto do seu ventre, encontrou a suavidade e a salvação.
O terceiro desejo de Eva era a beleza. O fruto que ela apanhou na árvore era sedutor no aspecto, mas feito pelo tentador. Eva não pôde achar em seu fruto o que também ninguém achará em seu pecado. O fruto do ventre de Maria é divino, e tão belo, que os Anjos e reis vieram contemplá-lo. Nele, achamos tudo que desejamos.
O fruto do ventre de Maria é bendito por Deus, como declara a carta aos Efésios: “Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo” (Ef 1, 3). O fruto do ventre de Maria é também bendito pelos seres humanos, como diz a carta aos filipenses: “Toda a língua confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai” (Fl 2, 11).
Maria é bendita, mas o fruto do seu ventre é mais ainda.  Desse modo, podemos dizer que a devoção mariana não é um fim em si mesmo e não termina no louvor à Mãe de Deus, mas em Jesus! Maria é a arca onde habita Jesus. Quando recebemos o abraço de Maria, sempre ficamos cheios do Espírito Santo e sentimos a presença de Jesus. A devoção mariana precisa ser simples, sábia, serena, saudável e voltada para Jesus, o bendito fruto do seu ventre.
Que a Mãe querida nos ajude a reconhecer em Jesus o Deus salvador e redentor. Mãe  Rainha do Céu rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário