segunda-feira, 19 de março de 2012

Dez Mandamentos X Oração do Pai Nosso


Voce já fez um paralelo entre os 10 mandamentos (Ex 20) e a “oração do Pai Nosso”(Mt 6)?
Antes de Moises ensinar os 10 mandamentos, ele subiu ao monte Sinai e ficou sozinho com Deus por 40 dias. Antes de o Senhor Jesus ensinar a Oração do Pai Nosso, ele disse para entrar no seu quarto, fechar a porta e orar em secreto, sozinho, com Deus. Depois de sair deste momento a sós com o Senhor, Moisés desce do monte com 2 tábuas da lei. Quando você sai do seu momento secreto com Deus, se realmente foi um momento com Deus, você sai com 2 tábuas, não escritas em pedra, mas escritas no coração. Os dez mandamentos foram resumidos pelo Senhor Jesus a dois mandamentos (Mt 22:36-40), isto é, cada tábua referia-se a uma pessoa. A primeira tábua a Deus e a segunda aos homens. A primeira Tábua = amar a Deus e a segunda = amar aos homens. Se nossa oração em secreto foi eficaz, saímos do “nosso quarto” com esta forte impressão em nosso interior.
  1. Pai nosso que está nos céus: Se refere ao quinto mandamento: honrar pai e mãe. Nossos pais são nossa origem. Ao horarmos, reconhecemos nossa origem que de fato é Deus. Um dos sinais de se apostatar de Deus é não mais honrar pai e mãe (II Tm 3:2). Quando você fala a Deus: Pai meu… você está reconhecendo Deus como sua origem, a fonte de onde  você veio e que você já tem em si uma outra natureza que é celestial… que está nos céus, pois nós todos somos irmão, na vontade de Deus Pai.
  2. Santificado seja o teu nome: este é o terceiro mandamento. Não tomar o nome do Senhor em vão. O que é tomar algo em vão? Suponha que você ganhe um celular de presente e nunca o use, este presente foi em vão. Podemos até colocar assim: Não deixarás o nome do teu Deus em vão. Santificar o nome do Senhor é colocá-lo no local para o qual este Nome foi nos dado, isto é, na nossa boca. Ao invocar-mos o Nome do Senhor estamos santificando o Nome do Senhor em todo lugar ( I Co 1:2). O Nome do Senhor foi dado para ser colocado num lugar santo.
  3. Venha o teu reino: aqui nós vemos o quarto mandamento. Lembra-te do sábado para o santificar. O que é o sábado? É o descanso. Em 6 dias Deus criou o mundo e no 7 dia descansou (sábado). Esse descanso ainda não ocorreu, mas está por vir. Serão os mil anos quando o Senhor reinará nesta terra (milênio) Hebreus 4:9 diz: Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Portanto ao orarmos “Venha o teu reino” estaremos na prática desejando e investindo nosso tempo e energia em trazer o Senhor de volta. Como? Pregando o Evangelho do reino (Mt 24:14). Assim, guardar o sábado hoje é pregar o evangelho do reino, colocando as pessoas sob o governo de Deus e amadurecendo em vida a fim de entrarmos no reino vindouro do Senhor – o descanso.
  4. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu: Aqui nós vemos primeiro e segundo mandamento. No céu, tudo está claro –Seja  feita a tua vontade na terra como no céu, afim de que dela seja banido o erro, nela reine a verdade, o vicio seja destruído, a virtude floresça novamente, e que a terra não mais seja diferente do céu! Orar a Deus para que sua “vontade seja feita na terra” é lutar contra todas as potestades e principados que não querem que a vontade de Deus seja realizada nesta terra, isto é, que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (I Tm 2:4). Na terra há muitos falsos deuses que iludem as pessoas, como em algumas seitas, que fazem uma lavagem cerebral nos seus fieis, roubando lhe tudo em nome da sua igreja (2°, 7° e o 8º mandamento), como vemos alguns casos passando na TV. E para onde vai o dinheiro destas “vitimas os fieis”, que na maioria ganham somente um salário mínimo para o sustento da sua família e tem que obrigatoriamente deixar  de comprar o leite de seus filhos ou a 10° parte do seu misero salário nas mãos deste sanguessugas, que vivem da luxúria, do “3° Pecado Capital” sem se preocupar com aquele filho que ficou sem o seu “leite” ou o “pão de cada dia”. Quantas vezes estas seitas se preocuparam com o próximo, como a se mesmo; Quanta vez se olhou para quem tem fome ou sede, Quanta vez se olhou para aquelas pessoas sem um teto; Quantas vezes elas olharam para os seus fieis ou as sua “vitimas” como um irmão, porque um irmão não engana o outro, não rouba e nem o ilude para se sustentarem na sua luxuria com a miséria dos seus próprios irmãos, usando em suas igrejas particular o nome de Deus em vão. E o que é Igreja? Para Deus a Igreja não é o templo ou o prédio onde é instalada, que é usada como desculpa para saquear os seus fieis, mas é cada um de nós, como estes nossos irmãos que mencionei acima, que precisa de todo o nosso apoio para se edificarem tanto espiritualmente como fisicamente em si mesmo, matando a sua fome, a falta do remédio ou de um lar e que tenha uma vida digna de igual para igual com todos os nossos irmãos, que façamos isto não para nos promover entre os nossos irmãos, mas para agradar e seguir os mandamentos do Nosso Pai Eterno.
  5. Também há muitos destes falsos deuses para alguns pagãs, que pode ser o carro, a sua casa, seu cônjuje, seus filhos, seu trabalho, seu dinheiro, seu lazer, etc. Qualquer coisa que ocupe o lugar de Deus na sua vida. E como me livrar disso? Inicia-se por meio da oração mesclada com a Palavra de Deus (Ef 6:17-20). Isso é uma luta e é necessário a armadura de Deus. Inicialmente aquele que ora começa a ter clareza sobre a vontade de Deus e posteriormente outros serão esclarecidos também por meio do evangelho.
Assim, vemos que a primeira tábua (primeiros 5 mandamentos) diz respeito a amar a Deus. Isto se traduz hoje em seguirmos a natureza celestial que há em nós, O Espírito, cuja fonte é o Pai, que é a unção que nos ensina todas as coisas. Ao invocarmos o Senhor, estamos amando a Deus. Ao pregarmos o evangelho do reino estamos guardando o sábado e amando o Senhor. Ao orarmos em todo tempo no espírito por todos os santos com a armadura de Deus estamos fazendo a sua vontade na terra, sendo esclarecidos a respeito do mistério do evangelho e esclarecendo a outros (Ef 6:19) e praticando o primeiro e segundo mandamento, a fim de não cairmos nas ciladas dos inimigos e cultuarmos de outras seitas que não é o único Deus, nem muito menos tendo aqui na terra que substituam o ensinamento do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amar aos homens está na segunda tábua da lei e corresponde ao final da “oração do Pai Nosso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário