Jesus coloca o respeito à vida como valor fundamental.
A "justiça", na perspectiva religiosa dos escribas e fariseus, era estar quites com Deus. Isto se alcançava pelas observâncias religiosas da Lei, e assim se tornava um "justo". Os chefes religiosos que se julgavam perfeitos observantes consideravam-se justos e desprezavam a maioria do povo que não tinha condições de cumprir estas observâncias, qualificando-os como pecadores.
Removendo tal tradição, Jesus coloca o respeito à vida como valor fundamental do novo mundo possível. Na nova sociedade, abandona-se a economia de mercado que visa ao lucro e à consolidação dos poderosos grupos econômicos que, seja pela guerra, seja pela injustiça, relegam à doença, à fome e à morte multidões de excluídos.
A vivência da reconciliação com os irmãos contribui fundamentalmente para a consolidação da vida e para a construção da Paz a que todos aspiramos.
José Raimundo Oliva
Oração
Espírito de reverência, dispõe meu coração ao respeito para com a dignidade do meu próximo, de modo que jamais eu ouse tirar-lhe, de forma alguma, a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário