quinta-feira, 3 de julho de 2014

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANT’ANA DE CAICÓ – 17 A 27 DE JULHO DE 2014

TEMA: Deus vive na cidade: pastoral urbana e missão
LEMA: A caminho da Cidade Santa, a Nova Jerusalém (Ap 21, 2)
Mensagem do Bispo Diocesano



Mais uma festa de Sant’Ana se aproxima. Desde quando fui nomeado bispo de Caicó que me falaram da expectativa que envolve esta festa. Aguardo com ansiedade a chegada desses dias. Desde já agradeço a todos que estão preparando esta festa, expressão da gratidão pelos benefícios que receberam de Deus pela intercessão de Sant’Ana.
O tema e o lema deste ano serão respectivamente: “Deus vive na cidade: pastoral urbana e missão” e “A caminho da Cidade Santa, a Nova Jerusalém” (Ap 21,2). Com essa temática iremos refletir e rezar para que consigamos evangelizar nas nossas cidades, para que nelas habitem homens e mulheres que tenham um coração em sintonia com o nosso Deus. Eles estão em profunda sintonia com o documento do papa Francisco: “A Alegria do Evangelho”. Nele o papa nos pede a transformação missionária da Igreja. Para que isto aconteça pede-nos uma Igreja “em saída”, que tenhamos uma pastoral de conversão, que tudo seja a partir do Evangelho, que nossa missão se encarne nas limitações humanas e que a Igreja seja Mãe de coração aberto.
A Igreja vive um momento novo, pois estamos no início do pontificado do Papa Francisco. A nossa Diocese vive um momento novo, pois também tem novo bispo. Sabemos que tudo só será autenticamente novo se estivermos em sintonia com Aquele que renova todas as coisas. A festa de uma padroeira diocesana deve ser um momento de renovação diocesana, levando-nos a celebrar a Alegria do Evangelho.
Que Sant’Ana, expressão da sabedoria dos nossos ancestrais, nos ensine a ser uma Igreja que é grata pelo trabalho dos idosos, que acolhe as crianças e os jovens e anima os adultos a serem adultos também na fé.


De peito aberto…

+ Dom Antônio Carlos Cruz Santos, msc
Bispo Diocesano de Caicó
Palavra do Pároco

Estamos em festa! A festa da nossa avó e padroeira, Senhora Sant’Ana. Nestes dias, que vão de 17 a 27 de julho, com particular diferença, as vidas dos seridoenses ganham motivações que se traduzem em ações de graças, louvor e muita alegria.
Na tradicional cidade de Caicó, ao vai-e-vem costumeiro das pessoas juntam-se os passos de centenas de peregrinos, vindos de todos os cantos do Seridó e imenso Brasil, para honrar a Senhora Sant’Ana, com suas orações e preces. Nesse ano, entre tantos peregrinos, teremos um que guia os demais: nosso bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, que iniciou seu ministério no dia 24 de maio passado, demonstrando sempre muita alegria em ser seridoense e devoto de Sant’Ana.
As noites destes dias de novenário que culminam com a grande procissão, parecem mais iluminadas, pois, como se não bastassem as luzes que iluminam a cidade e a bela Catedral, juntam-se as luzes da lua, das estrelas e do espocar travesso dos fogos.  Tudo isso por um só motivo: porque o nosso coração transborda de alegria na “festa que a gente faz, na terra que a gente ama”.
O Papa Francisco nos convida, com a Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, que marca o início do seu Pontificado, a uma profunda reflexão sobre os desafios das culturas urbanas e a capacidade de identificar a cidade a partir de um olhar de fé que descubra Deus que habita nas suas casas, nas suas ruas e praças – tema apropriado para avaliarmos nosso testemunho de fé e de vida cristã e nossa conduta nos caminhos da nova evangelização. Ouvindo o apelo do Santo Padre, meditaremos durante o novenário sobre temas que nos ajudarão a uma tomada de consciência da nova etapa evangelizadora, marcada pela alegria, e a indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos.
“Deus vive na cidade: pastoral urbana e missão” é o tema que escolhemos para guiar este tempo propício de graça, que é a festa da Senhora doce e clemente. Tudo foi preparado pensando em você e em sua família. Você é o nosso convidado especial, mas não venha sozinho! Convide seus parentes, vizinhos, amigos e colegas de trabalho para que também eles sejam despertados pela fé e pelo espírito missionário. Juntemos as nossas forças para adorar a Deus e louvar a nossa avó como eles merecem e testemunhar para o mundo o amor-doação que a fé e a missão geram em nós.
Que a Senhora Sant’Ana interceda por todos nós!

Pe. Edson Medeiros de Araújo
Pároco de Sant’Ana de Caicó-RN

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
10446567_780618925322285_4927943903612739924_n
   16 DE JULHO – QUARTA-FEIRA
  
- 18h30 – ENCERRAMENTO DA PEREGRINAÇÃO URBANA E RURAL.
Às 17 horas, no Marizão, o Exmº. Sr. Prefeito Municipal e representantes da Paróquia de Sant’Ana acolherão a caravana “Ilton José de Souza Pacheco”, dos Peregrinos de Sant’Ana, que virão a pé da cidade de Currais Novos para participar da Festa de nossa Excelsa Padroeira.

Em seguida, todos irão em caminhada até o centro da cidade de Caicó onde haverá concentração de todas as imagens peregrinas que visitaram a zona urbana e rural do município de Caicó. Em frente à Catedral de Sant’Ana será celebrada a Santa Missa em ação de graças por todas as famílias que realizaram em seus lares os encontros de oração em preparação para a Festa de Sant’Ana.

17 DE JULHO – QUINTA-FEIRA

- 06h30 – Missa.

- 16h30ABERTURA OFICIAL DA FESTA.

Solene Passeata – Hasteamento da Bandeira – Palavra de Abertura.
Itinerário: Av. Seridó, R. Renato Dantas, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano e Av. Seridó.

18 DE JULHO – SEXTA-FEIRA

- 06h30 e 17h – Missa.

- 08h – XV MARCHA DOS IDOSOS DO SERIDÓ E MISSA NA CATEDRAL DE SANT’ANA.

Itinerário: Praça Dr. José Augusto, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano, Av. Seridó e Praça da Catedral.

- 15h às 17h – Oficinas de dança, teatro e vocal para a juventude no Centro Pastoral Dom Wagner.

- 19h: 1ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Noitários: IV URSAP; Secretaria Municipal de Saúde (UBS, CAPS AD, CAPS 3, SAMU, CEREST, CRI/CRA, CCZ, ); Hospitais, Clínicas, Laboratórios, Hemocentro, Farmácias, Planos e Seguros de Saúde, Grupo Reviver, Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.

Tema: Jesus Cristo e sua missão na cidade (“Deus na cidade”, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, p. 1).

Pregadora: Ir. Magna Lira Rodrigues-FDC (Superiora e Diretora do Educandário Santa Teresinha).

- 20h30 – Confissões individuais e evangelização da juventude na Ilha de Sant’Ana.

19 DE JULHO – SÁBADO

- 06h30 e 17h – Missa.

- 07h30 – VI ENCONTRO DAS CRIANÇAS DE CAICÓ COM A AVÓ SANT’ANA E MISSA NA CATEDRAL.

Itinerário: Praça Dr. José Augusto, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano, Av. Seridó e Praça da Catedral.

- 10h – Batizados (Catedral).
- 19h: 2ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Noitários: Associações Rurais; Sindicato dos Produtores e Trabalhadores Rurais; Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCB/RN); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN), Comunidade Sala de Reboco, Rádios, Jornais, Revistas e Sites.

Tema: Mudança de paradigmas e complexidade da cultura plural na cidade (Documento de Aparecida 509).

Pregador: Erenildo Jair de Oliveira (Comissão Diocesana da Pastoral Familiar).

- 20h30 – Confissões Individuais

20 DE JULHO – DOMINGO


- 06h30 e 17h – Missa.
- 07h30 – Batizados (Catedral).
- 17h – I Arrastão Jovem saindo do CDS para a Catedral de Sant’Ana.
- 19h: 3ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Noitários: Setor Juventude, com todas as expressões juvenis existentes na Diocese de Caicó; APAE, Associação dos Deficientes Físicos de Caicó; Fundação Belo Amor; Patrulheiros e Bombeiros Mirins; Grupos de Escoteiros; Demolay, Filhas de Jó, Rotaract, Interact, PROERD; 10ª DIRED; Classe Hospitalar Sulivan Medeiros, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes; Instituições de Ensino Privadas e Públicas, Municipais, Estaduais e Federais; e Clubes de Serviço.

Tema: A doce e reconfortante alegria de evangelizar (Evangelii Gaudium 9-15).

Pregador: Pe. Fabiano Maurício Dantas (Assistente Eclesiástico do Setor Diocesano de Juventude e Pároco de São José do Seridó).

- 20h30 – Espetáculo LOLEK, musical que conta a história do Papa São João Paulo II na Quadra de esportes do Educandário Santa Teresinha, uma realização da companhia de artes SHALOM.

21 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA

- 06h30 e 17h – Missa.
- 08h e 20h30 – Confissões individuais.
- 19h: 4ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Noitários: Zonal I: (Paróquias de Caicó: Sant’Ana, São José, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz, Santo Estêvão Diácono e São Francisco); Equipes de Nossa Senhora, Encontro de Casais com Cristo, Terço dos Homens e das Mulheres, Catequese de 1ª Eucaristia e de Crisma, Catequese de Adultos, Liturgia, Infância e adolescência Missionária, Pastoral Familiar e Pastoral da Sobriedade, Apostolado da Oração, Movimento Sacerdotal Mariano, Renovação Carismática Católica, Vicentinos, Pastoral da Pessoa Idosa, PASCOM, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Coroinhas, Irmandade do Rosário, Movimento Serra do Brasil, Capelinhas e Setores Missionários.

Tema: As novas linguagens da cidade globalizada (Documento de Aparecida 510-512).

Pregador: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (Bispo Diocesano de Guarabira-PB).


22 DE JULHO – TERÇA-FEIRA


- 06h30 e 17h – Missa.
- 08h e 20h30 – Confissões individuais.
- 19h: 5ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Noitários: Zonal II (Paróquias: Sant’Ana, de Currais Novos; Imaculada Conceição de Currais Novos; São Sebastião de Florânia; Área Pastoral de São Francisco de Tenente Laurentino; São João Batista de Cerro Corá; São Francisco de Assis de Lagoa Nova; e São Vicente Férrer de São Vicente); Poderes: Executivo (Prefeitura Municipal), Legislativo (Câmara Municipal) e Judiciário (Comarca de Caicó); Ministérios Públicos (Estadual e Federal); OAB, Escritórios de Advocacia e Cartórios; Funcionalismo: Público, Federal, Estadual e Municipal, Civil e Militar; Bancários.

Tema: O Evangelho na cidade atual: como fermento na massa (“Deus na cidade”, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, p. 5).

Pregador: Pe Stanley Lopes Dantas (Vigário Paroquial de Sant’Ana e Imaculada Conceição de Currais Novos-RN)

23 DE JULHO – QUARTA-FEIRA

- 06h30 e 17h – Missa.
- 09h – Missa com Unção dos Enfermos.
- 19h: 6ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Noitários: Zonal III: (Paróquias: Nossa Senhora da Guia, de Acari; Nossa Senhora dos Remédios, de Cruzeta; São José, de Carnaúbas dos Dantas; e São José, de São José do Seridó); Entidades Associativas: ADESE, COOPETESE, Cáritas Diocesana, SEAPAC, COASE, COOPAIS, PROARTE (SETHAS), CRACAS, Associação das Bordadeiras e Civis.

Tema: Para novas experiências de cidade, uma “nova Igreja” (Documento de Aparecida 513; Evangelii Gaudium 20-24).

Pregador: Pe. Amaurilo José da Silva (Administrador Paroquial de N. Srª dos Remédios de Cruzeta-RN).

- 20h30 – Confissões individuais.

24 DE JULHO – QUINTA-FEIRA

- 06h30 e 17h – Missa.
- 19h: 7ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Noitários: Zonal IV (Paróquias: Nossa Senhora do Ó, de Serra Negra do Norte; São Sebastião, de Jucurutu; Nossa Senhora dos Aflitos, de Jardim de Piranhas; São João Batista, de São João do Sabugi e Ipueira; Nossa Senhora do Patrocínio, de São Fernando e São Severino Mártir, de Timbaúba dos Batistas); SEBRAE/RN, FECOMERCIO, SENAC, SESC, FIERN, SENAI, SESI, IEL, ACISC, CDL, Sindicomércio; Comerciantes, Comerciários, Escritórios de Contabilidade, Profissionais Autônomos e Liberais.

Tema: A inclusão social dos pobres e a vida urbana (Evangelii Gaudium, 186-216).

Pregador: Pe. Rodrigo Jovita Ubaldo (Administrador Paroquial de N. Srª do Patrocínio de São Fernando e Vigário Paroquial de Sant’Ana de Caicó-RN).

- 20h30 – Confissões individuais.


25 DE JULHO – SEXTA-FEIRA


- 06h30 e 17h – Missa.
- 08h e 20h30 – Confissões individuais.

- 17h – Carreata dos Motoristas: Homenagem à Senhora Sant’Ana e São Cristóvão (padroeiro dos motoristas). Concentração: Parque de Exposições Mons. Walfredo Gurgel.

- 19h: 8ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Noitários: Zonal V: (Paróquias: São Sebastião, de Parelhas; Nossa Senhora da Conceição, de Jardim. do Seridó; Divino Espírito Santo, de Ouro Branco; São Sebastião, de Equador; e Sant’Ana, de Santana do Seridó) Empresas de Transporte, Taxistas, Mototaxistas e Motoqueiros; Motoristas e Caminhoneiros.

Tema: O diálogo social como contribuição para a paz (Evangelii Gaudium 238-258).

Pregador: Pe. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo (Administrador Paroquial de São Sebastião de Parelhas).


26 DE JULHO – SÁBADO


Dia de Sant’Ana e São Joaquim

- 06h30 – Missa.
- 10h – Batizados (Santuário do Rosário).
- 17h – Missa Dominical (Santuário do Rosário).
- 18h30 – Recitação do Ofício de Sant’Ana e São Joaquim.
- 19h: 9ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Noitários: Peregrinos, Devotos de Sant’Ana e Caicoenses residentes em outras cidades, regiões e países.

Tema: A Cidade Santa, a Nova Jerusalém (Ap 21,1-7).

Pregador: Dom Antônio Carlos Cruz Santos – Bispo Diocesano.


27 DE JULHO – DOMINGO – ENCERRAMENTO DA FESTA

- 06h30 – Missa Dominical.
- 10h – Missa Solene (Dia Maior da Festa de Sant’Ana de Caicó).

Solene Concelebração Eucarística em honra à Senhora Sant’Ana e São Joaquim, presidida por Dom Antônio Carlos Cruz Santos, Bispo Diocesano de Caicó.

- 16h30 – SOLENE PROCISSÃO E MISSA DE ENCERRAMENTO – Único dia do ano em que a Imagem de Sant’Ana de Caicó deixa o seu nicho e é solenemente ornada e, em andor, conduzida pelas ruas de nossa cidade.

Itinerário: Av. Seridó, R. Pedro Velho e Avenidas Celso Dantas, Cel. Martiniano e Seridó.
Ao chegar à Catedral, Missa de encerramento da Festa e descida da bandeira.


PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL

IX ALMOÇO DE SANT’ANA 

Dia: 06/07 – Domingo.
Local: Complexo Turístico “Ilha de Sant’Ana”.
Horário: 12h.

FESTIVAL DO REENCONTRO – Peregrinos de Sant’Ana.

Dia: 10/07– Quinta-feira.
Local: AABB – Natal.
Horário: 15h30.

II ARENA JOVEM

“Queridos jovens, não se esqueçam:
Vocês são o campo da fé!
Vocês são os atletas de Cristo!”Pp. Francisco

Dia: 15/07– Terça-feira.
Local: Praça da Catedral
Horário: 19h. 

IX FESTA DOS DOCES – AVÓ DOCE E CLEMENTE 

Dia:
16/07 – Quarta-feira.
Local: Pavilhão de Sant’Ana.
Horário: 20h. 

XXIX JANTAR DE SANT’ANA

Dia: 17/07 – Quinta-feira.
Local: Pavilhão de Sant’Ana.
Horário: 20h. 

XIII CAVALGADA DE SANT’ANA E LEILÃO

Dia: 20/07 – Domingo.
Horário: 09h.

Obs.: As prendas poderão ser entregues na Secretaria Paroquial (Centro Paroquial São Joaquim), no horário de expediente.

VI VIAGEM CICLÍSTICA DE SANT’ANA

Dia: 20/07 – Domingo.
Percurso: Natal – Caicó.
Horário de chegada: 10h (Praça da Catedral).

XVIII CORRIDA DE SANT’ANA

Dia: 19/07 – Sábado.
Local: Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.
Horário: 16h.
Organização: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. 

FEIRA DE SANT’ANA

Dia: 24/07 – Quinta-feira (Feriado Municipal).
Local: Praça da Catedral.
Abertura Oficial: 09h.

A Feira de Sant’Ana conta com o apoio de todos os caicoenses, em esforço conjunto, para oferecer aos visitantes uma amostra de nossas comidas tradicionais, em ambiente fraterno e descontraído.

PAVILHÃO CULTURAL DE SANT’ANA

Todas as noites, apresentações culturais na Praça da Catedral – Projeto Letra e Música – SESC/RN.

NOTAS
A Peregrinação de Sant’Ana na cidade teve início no dia 01 de junho, com uma celebração Eucarística, “MISSA DO ENVIO”, na Catedral, às 19h, com a participação das equipes responsáveis; a Peregrinação Rural teve início no dia 26 de abril e se estenderá até o dia 12 de julho;

LEMBRANÇAS DA FESTA podem ser encontradas na Secretaria Paroquial e no Pavilhão de Sant’Ana;

A PARÓQUIA DE SANT’ANA RECOMENDA QUE:

a) Todos se apresentem de branco, se possível, para a abertura e o encerramento da Festa, em sinal de Paz e Fraternidade;
b) As Famílias que residem no itinerário da procissão de Sant’Ana, ao se aproximar às 16h, afastem os veículos das avenidas para facilitar a passagem da grandiosa procissão;
c) Os devotos observem o itinerário da PROCISSÃO para uma melhor organização;
d) IRMANDADE DE SANT’ANA: a anuidade (Que corresponde à espórtula de uma Missa) deve ser entregue na Secretaria Paroquial (Centro Paroquial São Joaquim), no horário de funcionamento: de 2ª à 6ª feira: das 07h às 12h – das 14h às 17h e aos sábados das 07h às 11h;
e) As famílias que desejarem promover seus encontros durante a Festa de Sant’Ana sintam-se à vontade para se reunirem na Catedral de Sant’Ana e se confraternizarem no Pavilhão da Festa, devendo, com antecedência, marcar com a Secretaria Paroquial.

ORAÇÃO DE SANT’ANA E SÃO JOAQUIM

Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant’Ana a graça de darem a vida à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

HINO DE SANT’ANA DE CAICÓ

Letra: Poetisas Palmyra e Carolina Wanderley
Música: Prof. Manoel Fernandes

Senhora doce e clemente,
Mãe da Graça e do Perdão,
Abrigai-nos docemente
Dentro em vosso coração (bis).

Salve, Sant’Ana gloriosa,
nosso amparo e nossa luz
Salve, Sant’Ana ditosa,
Terno afeto de Jesus (bis).

Vossos filhos desta terra
vos suplicam que sejais
o seu refúgio na guerra
e sua alegria na paz (bis).


APROVADO:


Pe. Edson Medeiros de Araújo
Pároco

Pe. Rodrigo Jovita Ubaldo
Vigário Paroquial

Mons. Antenor Salvino de Araújo
Pároco Emérito