segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dom Darci ressaltou a verdadeira espiritualidade do Terço dos Homens na VI Romaria


Assistindo o DVD da VI Romaria dos Terço dos Homens na parte Bem-vindo Romeiro me admirei com as palavras de Dom Darci: Ele ressaltou que a verdadeira espiritualidade do Terço dos Homens é tão importante, que é um movimento que tem influenciando a vida de tanta gente, porque o Terço dos Homens é um encontro de irmãos na fé em comunhão com a igreja. Não pode de maneira nenhuma o Terço dos Homens está separado da Paróquia, e tem que convencer arrastar o Padre, e também o Bispo. 

Essa é uma tarefa de todo aquele que trabalha com o Terço dos Homens, porque nos somos igreja, não podermos nos separar. Não é um grupo que caminha pelas próprias pernas, de jeito nenhum, todo grupo que caminha pelas próprias pernas sem unidade não é igreja. E eu digo para vocês uma coisa que é muito importante, é melhor eu errar em comunidade do que acertar sozinho, é assim que nos somos igreja.

Preste atenção então o Terço dos homens, nos somos irmãos na fé, unidos em comunidade, compromisso do cristão. Outro segredo ninguém se salva sozinho, nunca se esqueça disso, eu acho que a primeira pergunta que Deus vai fazer pra nós quando agente se encontrar com Ele, face a face, naquele dia derradeiro vai ser esta, Você veio sozinho?

Ha, eu participo do Terço dos Homens!

Você veio sozinho?

Há eu rezei o Terço todos os dias.

Você veio sozinho, ou ajudou a salvar alguém! Essa resposta depende a sua salvação eterna.

Guarde isto então, é compromisso de cristão, é voto, é propósito de crescer na fé, e no conhecimento na palavra de Deus, não é uma oração qualquer e, nem é um encontro que acontece a cada semana e, só dentro das paredes da igreja, e fora depois da oração continua como se não fosse um homem de Deus, um homem de fé, um homem de igreja, de jeito nenhum, é voto, é propósito de crescer na fé e, no conhecimento na palavra de Deus, é atividade missionária.

Todo homem do terço é um missionário para despertar quem está longe de cristo e da igreja, e quantos não foram despertados pelo testemunho dos Homens do Terço, quanto que não saíram das drogas, que não abandonaram a infidelidade, que não voltaram a valorizar a família pelo testemunho dos Homens do terço.

Veja então, é uma atividade missionária o terço dos homens, é porta de entrada para a vida de comunidade para a vida de igreja, quantos, já haviam abandonado, que achavam a igreja chata, que havia perdido o seu lugar, não se encontrava mais na vida da paróquia e voltaram para à vida de igreja pelo Terço dos Homens. Veja como é importante o trabalho missionário que você faz, e o testemunho que você dar é uma coisa que é muito importante Homens do Terço abra o coração e os ouvidos agora: O Terço dos Homens deve levar para a Eucaristia, não tem cabimento meu irmão, quem reza o terço e não participa da oração que é o centro da nossa fé, a oração mais bonita, mais forte e mais perfeita que nos podemos rezar que é a Missa. Não tem cabimento, quem na terça-feira participa do Terço dos Homens e no Sábado ou no Domingo não se reuni em comunidade para celebrar a Eucaristia, é uma contradição fazer isto, o Terço dos Homens deve levar para vida de comunidade e para a comunidade que se encontra como Deus amou no sacramento da eucaristia.

E o terço dos homens, por fim, provocar o testemunho convincente, é um absurdo, é um contrassenso, seria uma oração mentirosa se quem participa do terço dos homens não fosse um exemplo de retidão, um homem justo, puro, de fidelidade à família, de amor a vida e a natureza, um homem do terço deve ser um homem inteiro, tendo como exemplo São José um homem justo, de como modelo de vida a Virgem Maria, homem de fé, homem de igreja, testemunho concreto da fé que reza, fé e vida.