domingo, 15 de janeiro de 2012

Um gesto da missa: o sinal da cruz à leitura do Evangelho


Durante a missa fazemos alguns gestos muito simples e significativos. Podem ser uma repetição mecânica, guiada pelo hábito - ou podem ser a tradução de algumas atitudes importantes. (...) O gesto "escreve" sempre alguma coisa no nosso corpo. E também no nosso coração. Nós, ocidentais, corremos por vezes o risco de o desvalorizar, inclinados como somos para o abstrato, as idéias, os conceitos, as mensagens. Mas a liturgia é uma "ação" em que os gestos constituem um elemento indispensável. (...)

Na liturgia da Palavra a leitura do Evangelho é diferente das outras, sendo-lhe prestadas honras especiais. Os fiéis, por aclamação, reconhecem e professam que Cristo está presente e lhes fala, e escutam de pé essa leitura.

O motivo desse destaque está na presença especial de Cristo: no Evangelho não ouvimos simplesmente falar dele, é a Ele que escutamos. Por isso, a Igreja teceu uma coroa de ritos e sinais em volta da proclamação do Evangelho. Por vezes, o evangeliário (livro que contém as leituras do Evangelho) é trazido em procissão por um diácono que o eleva sobre a cabeça de todos, acompanhado de velas acesas (Jesus é a luz que ilumina as trevas da nossa vida) e do turíbulo com o incenso.

Em todas as missas, porém, o padre (ou o diácono) saúda a assembléia antes de proceder à proclamação: "O Senhor esteja convosco" - "Ele está no meio de nós". Depois anuncia a que Evangelho pertence o texto que vai ser lido (...) [e] todos os presentes aclamam: "Glória a Vós, Senhor." Em seguida, o padre (ou diácono) traça com o polegar o sinal da cruz, primeiro sobre o livro e depois sobre a sua própria pessoa: na testa, na boca, no peito, dizendo eu creio, eu confesso, eu confio . Esse triplo sinal é repetido por toda a assembléia. Com esse gesto exprime-se o desejo de santificação dos nossos pensamentos, palavras e obras: um sinal da cruz sobre a testa (pensamentos), outro sobre os lábios (palavras), um terceiro sobre o coração, sobre o peito (sentimentos, vontade, obras).

[Com este sinal] o cristão pede ao Senhor que esta leitura se lhe grave na memória e na vida, para poder falar e agir conforme a sua vontade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário