segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Comentário do Evangelho

Advento, tempo do amadurecimento da fé

O evangelho de hoje é extraído de um bloco de dez milagres reunidos por Mateus nos capítulos 8 e 9 de seu evangelho. Na liturgia de hoje, quando se inicia o tempo do Advento, foi selecionada apenas a primeira parte da narrativa da cura do servo do centurião, onde fica em destaque a fé daquele homem, que era um militar romano. O centurião reconhece e confia na autoridade e poder de Jesus como que superando a sua própria autoridade e poder como militar. A partir desta confiança do centurião Jesus afirma que não encontrou em ninguém de Israel tanta fé.
A narrativa vem revelar a abertura do Reino dos Céus àqueles que não eram judeus, considerados gentios, os quais se juntam aos patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó, enquanto que o próprio Israel permanece à margem, rejeitando Jesus. O tempo do Advento é o tempo do amadurecimento da fé em Jesus, filho de Maria e filho de Deus.


José Raimundo Oliva

Oração
Pai, que a purificação da fé predisponha-me para ir ao encontro do Senhor. Como o homem pagão, quero manifestar uma fé imensa no poder salvífico de teu Filho Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário