terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nunca ninguém viu Deus - Pe. Zezinho, scj

 Pe. Zezinho, scj


Nunca ninguém O viu. Deus não pode ser visto. Nossos olhos só podem ver matéria. Deus está acima da matéria. Foi isto que São João disse, ao falar com a sua profundidade de apóstolo, da sua experiência de Deus, em Jesus. Foi através de Jesus que João chegou a experimentar a existência e o amor de Deus. O próprio Jesus disse, muitas vezes, que não é possível ver o Pai, mas Ele, Jesus, O conhecia (Jo 8, 55). Afirmou, contudo que, um dia, todos veriam o Pai. Quando esse dia chegasse, nós estaríamos com Ele no Pai. Aqui não era possível.
Jesus repete muitas vezes no Evangelho de São João, aquilo que Moisés descreve a respeito da sua experiência com Deus. Moisés diz que Deus o avisa de que o homem não pode vê-Lo e querer continuar vivo, porque é uma experiência tão envolvente que nunca mais ninguém gostaria de viver o limite que é esta vida, e gostaria de transportar para aquela vida, para nunca mais voltar ao limite (Ex 33,20). Assim, também, Jesus falando do seu Pai, fala de alguém cujos limites são inimagináveis. Nós podemos até imaginar que um dia Deus acabará, mas será imaginação errada: Deus não tem limites.
É difícil falar dessas coisas! Deus não tem limites. Nunca chegaremos nem ao começo nem ao fim de Deus. Essa é a idéia que a Bíblia passa. E São João disse que nunca ninguém viu Deus. Jesus disse que viu, porque veio Dele, mas, depois de Jesus, ser humano nenhum viu Deus. Nossos olhos são limitados demais para vê-Lo e nossa mente pequena demais para entender o que significa ver Deus. Nem nossa experiência é suficiente. Trabalhamos nos nossos limites, na busca de alguém que não tem limite. É por isso que a gente ora e pede a Deus que nos tome no colo, porque nós não podemos tomá-lo no nosso. Ele é grande demais para isso.

http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário