sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pe. Zezinho: Seu filho - guia para os pais - O amor em família

Seus filhos são chamados ao amor de aceitação e submissão enquanto são crianças e não possuem ainda o uso da razão. Depois que se tornan jovens, começam a sentir em si a necessidade de um amor de participação que aceita e se submete à autoridade e à liderança  paterna, só enquanto esta não lhes diminuir nen esmagar a personalidade.
Depois eles se casam e passam a ter, como os pais, um amor de liderança que inclui aceitação, mas que se coloca em plano superior, já que desse amor depedem muitas vidas.

Nesse ínterim, vocês envelhecem e descobrem que o amor de liderança acaba tendo que ceder lugar ao amor de participação e, no fim, ao amor de submissão. É assim a vida: começamos obedecendo e nos submetendo, porque não temos condição de cuidar de nós mesmos, crescemos querendo participar de nossa formação, finalmente começamos a mandar e formar os outros, para depois voltar à participação como avós, já destituídos da liderança de pai e mãe e, quando vem a velhice, acabamos precisando de obedecer e de nos submeter.

Quem não aprende a viver os ciclos do amor em família, não aprende a viver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário