quinta-feira, 27 de outubro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - 27/10/2011

Dia: 27/10/2011
Primeira Leitura: Romanos 8, 31-39


XXX SEMANA COMUM
(verde -  ofício do dia)


Leitura da carta de são Paulo aos Romanos - Irmãos, 31Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas? 33Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós! 35Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? 36Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro (Sl 43,23). 37Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. 38Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, 39nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(108)

REFRÃO: Salvai-me, Senhor, segundo a vossa bondade!
1. Mas vós, Senhor Deus, tratai-me segundo a honra de vosso nome. Salvai-me em nome de vossa benigna misericórdia, porque sou pobre e miserável; trago, dentro de mim, um coração ferido. - R.
2. Ajudai-me, Senhor, meu Deus. Salvai-me segundo a vossa misericórdia. Que reconheçam aqui a vossa mão, e saibam que fostes vós que assim fizestes. - R.
3. Celebrarei altamente o Senhor, e o louvarei em meio à multidão, porque ele se pôs à direita do pobre, para o salvar dos que o condenam. - R.



Evangelho: Lucas 13, 31-35


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 31No mesmo dia chegaram alguns dos fariseus, dizendo a Jesus: Sai e vai-te daqui, porque Herodes te quer matar. 32Disse-lhes ele: Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida. 33É necessário, todavia, que eu caminhe hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não é admissível que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os enviados de Deus, quantas vezes quis ajuntar os teus filhos, como a galinha abriga a sua ninhada debaixo das asas, mas não o quiseste! 35Eis que vos ficará deserta a vossa casa. Digo-vos, porém, que não me vereis até que venha o dia em que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor! - Palavra da salvação.


Reflexão:


Reflexão - Lc 13, 31-35 A ameaça de morte não faz com que Jesus se acovarde, a sua resposta é bem clara: �devo prosseguir o meu caminho, pois não convém que um profeta perece fora de Jerusalém�. Jesus vai seguir o seu caminho até o fim porque a sua fidelidade ao Pai está acima de todas as coisas, inclusive da sua própria vida, que ele vai entregar livremente em Jerusalém para que o homem seja resgatado do reino da morte. O mundo não quer a vida do profeta, não quer que ele chegue a realizar a sua missão e todos os que são do mundo, religiosos ou não, não toleram a presença do profeta, embora a sua morte contribua para a salvação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário