sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mensagens do dia, com Pe. Zezinho - Proclamar-se nada e ninguém

Proclamar-se nada e ninguém
 Pe. Zezinho, scj

Parece humildade, mas não é. A humilde moça, diante das câmeras, dizia: -Eu não sou nada, eu não valho nada, não sou ninguém. Estava dizendo uma coisa muito bonita e encantadora, mas não estava fazendo teologia correta. Também o rapaz que cantou que nada era diante de Jesus foi longe demais. Se foram batizados e serviam o seu povo, então eram alguém. E mesmo que não o fizessem, ainda o eram. Para Deus e para a Igreja sempre somos alguém. Hildes mas errados!

Um culto sacerdote italiano, já falecido, usou uma vez a expressão "alcunizzare" para lembrar que Jesus veio nos tornar alguém e tirar-nos da sensação de que nada somos. Um pôster que eu trouxe dos Estados Unidos, que me encantava e que, para minha tristeza me foi roubado por algum fiel pouco fiel numa palestra, mostrava um menino de cerca de oito anos, roupa suja, cabelo desgrenhado e rostinho sujo posado sobre uma mureta dizia - I know I am somebody, cause God don´t make no junk! Sei que sou alguém porque Deus não fabrica lixo!

Está aí uma espiritualidade que muitos cantões e pregadores deveriam assimilar e ensinar. Nem luxo, nem lixo.... Nem igrejas do desmazelo nem igrejas da prosperidade: igrejas do desprendimento, da riqueza simples e da pobreza honrada... Mas isso dependerá dos pregadores que parecem idolatrar a pobreza como um bem em si mesmo ou o dinheiro como um objetivo irrenunciável.

Cristãos não têm o direito de se expressar dessa forma, até porque nós valemos, sim, alguma coisa, somos, sim, alguém apesar de nossos defeitos e pecados. Deus nos deu valor e não nos teria criado para sermos como as pedras. Até a elas, às vezes, se acrescentam valores. Por isso se chamam preciosas.

Corre por aí um exercício falso e errôneo de humildade: a da pessoa que, querendo mostrar os seus limites teima em dizer que não é nada e ninguém. Não deixa de ser um ato de ingratidão para com Deus, porque Ele é alguém e criou pessoas para ser alguém. É desdenhar da obra de Deus se até as pedras têm sentido e de certa forma sua individualidade, se arvores são individuais e diferentes, até mesmo as da mesma espécie, por que negar que Deus nos tenha dado valores especiais e individualidade?

Somos desejados e criados por Deus, para acrescentar algum valor ao mundo, viemos por alguma razão, por isso é que não podemos dizer que somos um nada. Somos alguém e não cairemos voltaremos no nada. Se quisermos ser humildes e devemos querer, digamos: - Estou longe de ser o alguém que Deus queria de mim; estou longe de ser a pessoa que poderia ser. Mas tenho consciência, dos meus limites e dos meus valores. Espero que você me ajude a melhorar os meus valores. Eu existo, sou alguém e nunca voltarei serei um nada. Deus me pôs aqui para acrescentar.

http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário