domingo, 23 de outubro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - 23/10/2011

Dia: 23/10/2011
Primeira Leitura: Êxodo 22, 20-26

XXX DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - II semana do saltério)

Leitura do livro do Êxodo - Assim diz o Senhor: 20Aquele que oferecer sacrifícios a outros deuses fora do Senhor, será votado ao interdito. 21Não maltratarás o estrangeiro e não o oprimirás, porque foste estrangeiro no Egito. 22Não prejudicareis a viúva e o órfão. 23Se os prejudicardes, eles clamarão a mim e eu os ouvirei; 24minha cólera se inflamará e vos farei perecer pela espada; vossas mulheres ficarão viúvas e vossos filhos, órfãos. 25Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, ao pobre que está contigo, não lhe serás como um credor: não lhe exigirás juros. 26Se tomares como penhor o manto de teu próximo, devolver-lho-ás antes do pôr-do-sol, - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(17)

REFRÃO: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salção.
1. Disse: Eu vos amo, Senhor, minha força! O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela. - R.
2. O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela. Invoco o Senhor, digno de todo louvor, e fico livre dos meus inimigos. - R.
3. Viva o Senhor e bendito seja o meu rochedo! Exaltado seja Deus, que me salva! - R.
4. Ele prepara grandes vitórias a seu rei e faz misericórdia a seu ungido, a Davi e a sua descendência para sempre. - R.


Segunda Leitura: 1º Tessalonicenses 1, 5-10


Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonienses - Irmãos, dias, 5O nosso Evangelho vos foi pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que temos sido entre vós para a vossa salvação. 6E vós vos fizestes imitadores nossos e do Senhor, ao receberdes a palavra, apesar das muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo, 7de sorte que vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Em verdade, partindo de vós, não só ressoou a palavra do Senhor pela Macedônia e Acaia, mas também se propagou a fama de vossa fé em Deus por toda parte, de maneira que não temos necessidade de dizer coisa alguma. 9De fato, a nosso respeito, conta-se por toda parte qual foi o acolhimento que da vossa parte tivemos, e como abandonastes os ídolos e vos convertestes a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, 10e aguardardes dos céus seu Filho que Deus ressuscitou dos mortos, Jesus, que nos livra da ira iminente. - Palavra do Senhor.


Evangelho: Mateus 22, 34-40


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 34Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova: 36Mestre, qual é o maior mandamento da lei? 37Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5). 38Este é o maior e o primeiro mandamento. 39E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). 40Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário