quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mensagens do dia, com Pe. Zezinho - Religião e proselitismo

Religião e proselitismo
 Pe. Zezinho, scj


As pessoas gostam de se reunir para festejar, para dançar, para brincar,para partilhar suas vidas. Reúnem-se espontaneamente, quase que por instinto para enfrentar uma enchente, um incêndio, alguma catástrofe. Reúnem-se ao chamado de alguém e aceitam organizar-se para determinado acontecimento ou festa. Reúnem-se para manifestar solidariedade com a família que perdeu alguém. Juntos e a palavra . Já falamos disso.
O fenômeno da religião está nesta palavra. Também em torno da religião as pessoas se reúnem. Espontaneamente ou de maneira organizada elas manifestam juntas a sua fé ou seu desejo de crer. Crer junto, celebrar junto, orar do mesmo jeito lhes da maior certeza e maior segurança de que não estão sozinhos. Não querem crer sozinhos. Não imaginam que possa haver outra verdade e outras experiências fortes de Deus. A nova experiência lhes faz tanto bem que começam a sentir pena de quem não vive o que eles vivem. Passam então a querer que outras pessoas e o mundo inteiro conheçam o elas conhecem e vivam como elas vivem e bebam da fonte onde beberam. Outras fontes simplesmente não servem. E o fenômeno da propaganda religiosa. Muitos religiosos se portam como alguém que provou, gostou, mas admira quem provou outras águas e também gostou. Ate torcem pelos outros. Não se acham os únicos nem os melhores Estão felizes e querem que os outros também sejam felizes,mesmo que não falem, nem cantem, nem dancem, nem creiam do mesmo jeito .
Mas há os muitíssimos que acham que acharam a única água que realmente faz bem. E gastam boa parte do tempo falando mal das outras águas de salvação, incitam seus fieis a exportar suas águas e sonham com o dia em que todos matem a sede apenas e ato somente com a água da fonte que nasce no terreno deles.
Religião é coisa linda.O fanatismo é cruel, tolo e mau. Tome cuidado com os proselitistas e convertedores de gente. Não são pessoas normais. Eles não acreditam na água. Acreditam na fonte e na distribuidora...Não é Deus que eles anunciam. E o seu grupo é a sua marca registrada.
Com cervejas e refrigerantes pode dar certo. Com religião, em geral, mutila.

http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário