domingo, 2 de outubro de 2011

LITURGIA DIÁRIA

Dia: 21/10/2011
Primeira Leitura: Romanos 7, 18-25

XXIX SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos - Irmãos, 18Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. 19Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. 20Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita. 21Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal. 22Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser. 23Sinto, porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros. 24Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?... 25Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(118)

REFRÃO: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
1. Dai-me o juízo reto e a sabedoria, porque confio em vossos mandamentos. - R.
2. Vós que sois bom e benfazejo, ensinai-me as vossas leis. - R.
3. Venha-me em auxílio a vossa misericórdia, e console-me segundo a promessa feita a vosso servo. - R.
4. Venham sobre mim as vossas misericórdias, para que eu viva, porque a vossa lei são as minhas delícias. - R.
5. Jamais esquecerei vossos preceitos, porque por eles é que me dais a vida. - R.
6. Sou vosso, salvai-me, porquanto busco vossos preceitos. - R.


Preparação para a leitura do Evangelho do dia

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Evangelho: Lucas 12, 54-59


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 54Dizia ainda ao povo: Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: Aí vem chuva. E assim sucede. 55Quando vedes soprar o vento do sul, dizeis: Haverá calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente? 57Por que também não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele te não arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão. 59Digo-te: não sairás dali, até pagares o último centavo.
- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Reflexão:


Reflexão - Lc 12, 54-59 Devemos saber reconhecer o tempo em que estamos vivendo. Vivemos os últimos tempos, o tempo pós-pascal. Tempo de edificação do Reino de Deus na história dos homens. Tempo de fazer com que o mistério da cruz e da ressurreição produzirem frutos de fraternidade, justiça e solidariedade. Tempo de presença do Espírito Santo na vida de todos, tempo de crescimento no amor e na verdade. Tempo de reconciliação, de construção da paz e da vida nova. Tempo de sentir os apelos do reino que se manifestam na história, apelos para nos comprometermos com os pequenos, apelos para celebrarmos o Deus atuante na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário