sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Comentário do Evangelho

O projeto de Deus nasce no meio do povo

No tempo de Jesus o judaísmo tinha suas esperanças na vinda de um messias que restauraria o antigo império de Davi, glorioso, segundo dizia a tradição. Estas esperanças tinham suas raízes naquelas tradições que engrandeciam o antigo reinado de Davi e na teologia de poder elaborada pelas elites sacerdotais no retorno do exílio da Babilônia. Estas elites visavam consolidar seu poder e seus privilégios.
O projeto de Deus não é o de estabelecer estruturas de realeza e poder. O projeto de Deus é resgatar e promover a vida entre os pobres e excluídos, criando laços pessoais e sociais de fraternidade e partilha.
Este projeto nasce no meio do povo. Nasce em uma insignificante cidade da Galileia, na casa de um simples carpinteiro, José. Este projeto nasce com a proclamação de seu filho Jesus de Nazaré. Jesus reconhecidamente tem sabedoria e energia de comunicação. Mas sua origem humilde choca as pessoas submetidas à ideologia de poder do judaísmo. Rejeitado por aqueles seduzidos pelo poder, Jesus encontra acolhida entre os pobres e pequeninos.


José Raimundo Oliva


Oração
Pai, livra-me da tentação de querer enquadrar-te em meus mesquinhos esquemas. Que eu saiba reconhecer e respeitar o teu modo de agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário