segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Comentário do Evangelho

"Ai de vós..."

Após uma fala de Jesus às multidões e aos discípulos advertindo sobre a falsidade dos chefes religiosos de Israel, Mateus apresenta sete increpações (três no texto de hoje) dirigidas aos escribas e fariseus. Elas iniciam-se com a forma do lamento "ai de vós...". Esta expressão é encontrada no Antigo Testamento, dirigida aos que se afastam de Deus e praticam a iniquidade. A forma literária deste texto de Mateus se aproxima das advertências do profeta Isaías (5,8-22). Em cada uma delas, Jesus especifica os destinatários: "escribas e fariseus", que são qualificados de "hipócritas". A hipocrisia é característica do sistema religioso representado pelos chefes religiosos que se fecham em seu prestígio e poder, rejeitando a proposta libertadora e vivificante de Jesus.
As advertências destes "ais" têm como alvo, também, os membros da própria comunidade de Mateus, com discípulos oriundos do judaísmo, para que não retornem à antiga prática a que haviam renunciado.


José Raimundo Oliva


Oração
Pai, dá-me a graça de ser um evangelizador sincero. E livra-me da hipocrisia de exigir dos outros o que eu mesmo não faço.

Fonte: Paulinas Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário