sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O óleo da lâmpada (Mt 25,1-13)

O óleo da lâmpada
            No Evangelho de hoje Jesus conta mais uma parábola sobre o Reino dos Céus, para no final transmitir a mensagem que deveria ficar gravada no coração e na mente dos discípulos e de todos nós: "Ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora."
            Sobre a parábola, o principal que devemos nos deter é O ÓLEO. As noivas só poderiam entrar na festa com o noivo se tivessem óleo suficiente para manter a luz acesa durante a noite. As que levaram o óleo, entraram. As que não levaram, tiveram que sair para comprar de última hora, mas não deu mais tempo... o noivo chegou antes delas voltarem. Mas o que significa esse óleo?
            Na parábola, o óleo era o combustível que mantinha a lâmpada acesa... Na nossa vida, o que poderíamos usar como combustível para manter acesa a nossa lâmpada, o nosso espírito?
            Vejamos... a paciência, a bondade, a justiça, a verdade, a alegria, a doação... resumindo em uma só palavra... o óleo é o AMOR. O amor é o combustível que vai manter nosso espírito aceso enquanto esperamos a vinda de Jesus, para entrarmos definitivamente na grande festa, no Reino dos Céus. E é esse amor que vai manter o nosso espírito aceso na festa.
            Para quem deixa para amar "amanhã", porque hoje quer se vingar, guardar mágoa, curtir a raiva, acumular riquezas, passar por cima de alguém, fazer mau uso dos seus dons... fica a mensagem final: "Ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora." Você pode "cochilar" hoje, e acordar com alguém gritando: "Jesus está chegando! Ide ao seu encontro!" E a sua lâmpada não vai ter o óleo... Aí não adianta mais sair pra comprar o óleo, nem pedir o de alguém emprestado...

Jailson Ferreira
jailsonfisio@hotmail.com


Fonte: http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário