sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Evangelho do dia 25/02/2012 ( Sabado)

Ano B - Dia: 25/02/2012


Jesus vai à festa na casa de Levi

Leitura Orante

Lc 5,27-32

Depois disso Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse:
- Venha comigo.
Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus. Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa. Havia ali muitos cobradores de impostos, e outras pessoas estavam sentadas com eles. Os fariseus e os mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, ficaram zangados com os discípulos de Jesus e perguntaram:
- Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?
Jesus respondeu:
- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar os bons, mas para chamar os pecadores, a fim de que se arrependam dos seus pecados.

Leitura Orante

Preparo-me para a Leitura Orante e,
com todos que
navegam na internet,
sigo a sugestão do Peregrino Russo:
Senta-te em silêncio e na solidão.
Inclina a cabeça. Fecha os olhos.
Respira suavemente, e olha
através da imaginação,
para dentro do teu coração.
Repete, respirando:
"Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim".

1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?
Tomo o texto do dia, na Bíblia, e leio com atenção: Lc 5,27-32.
Jesus chama um cobrador de impostos para segui-lo: Levi. E vai tomar refeição em sua casa. Isto não foi bem visto pelos fariseus que se escandalizavam de Jesus comer com os pecadores. Jesus então, lhe diz que veio para salvar os pecadores.

2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?
Posso me colocar no lugar de Levi e ouvir o convite de Jesus, como também convidá-lo para vir tomar refeição comigo. Posso ainda colocar-me no meio dos fariseus e escribas que ficam observando e julgando as atitudes pensando que sempre são os melhores.
Posso também colocar-me entre os "doentes" que precisam do "médico", dos pecadores que precisam de conversão.

3. Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Oração da Campanha da Fraternidade 2012
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

4. Contemplação/ Missão (Vida)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Viverei hoje como Levi, aceitando o convite de Jesus e convidando-o a vir à minha casa, ao meu coração.

Bênção irlandesa

Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente às suas costas
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em
seus campos...
E, até que nos
encontremos de novo,
Que Deus lhe guarde na
palma de suas mãos.

Sugestões:
- Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e

preencha o formulário de cadastro. http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.Aspx  
ou, assine RSS para receber por e-mail em:

- Campanha da Fraternidade 2012. Conheça o tema e subsídios: http://bit.ly/wdPtAd  

I. Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário